Educação e identidade nacional: contribuições da disciplina de História do Colégio Pedro II (1837-1850)
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15371Palabras clave:
Escolarização, Estrutura Curricular, Prática Curricular, Plano de Ensino.Resumen
Este trabalho investiga como a disciplina de História do Colégio Pedro II contribuiu para a construção de uma identidade nacional brasileira entre 1837 e 1850. A pesquisa analisa os simbolismos da criação da instituição, a composição de funcionários, o perfil dos estudantes e os programas de ensino de História, utilizando documentos institucionais do Núcleo de Documentação e Memória (NUDOM), periódicos da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e decretos oficiais. A análise fundamenta-se em uma bibliografia diversa, incluindo autores como Vera Andrade (1999), Gondra e Schueler (2008), Beatriz Santos (2011) e Letícia Silva (2023), que abordam tanto a conjuntura histórica quanto a trajetória da instituição. O estudo busca compreender os usos políticos da Educação e contribuir para a historiografia sobre o Colégio Pedro II, instituição tradicional e relevante na formação da identidade nacional.
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