Vivências e contribuições do Pibid-Educação Física para a formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15294Palavras-chave:
Formação inicial, Aprendizagem da Docência, Programa de Indução Docente, DiáriosResumo
A pesquisa teve como objetivo investigar as vivências e as possíveis contribuições do Pibid para a formação inicial de futuros professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental que explorou os diários de campo contendo os registros de atividades desenvolvidas nos encontros coletivos, realizados de modo on-line, do Pibid Educação Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (2020-2022). Os dados demonstram que as atividades desenvolvidas pelo Pibid, tais como rodas de conversa, palestras, participação em eventos e confecção de documentos, contribuíram para a aproximação com o contexto escolar, favorecendo a troca de experiências entre professores e bolsistas e a formação para a atuação docente da Educação Física nas escolas. Conclui-se, portanto, que as vivências promovidas pelo Pibid-Educação Física, contribuíram para ampliar as experiências formativas dos participantes e para desenvolver a identidade docente de futuros professores, superando os desafios impostos pelo ensino remoto.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira et al. Trato com o conhecimento da cultura corporal durante a pandemia da COVID-19: realidade e possibilidades. Diversitas Journal, v. 7, n. 4, p. 3275-3295, out., 2022. Disponível em: https://diversitas.emnuvens.com.br/diversitas_journal/article/view/2264. Acesso em: 02 nov. 2023.
ALVES, Francione Charapa; MARTINS, Elcimar Simão; LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. O PIBID e a aprendizagem do fazer docente em tempos de pandemia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 3, p. 1586-1603, jun., 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619869093013/619869093013.pdf. Acesso em: 05 set. 2023.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em Educação? Revista FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez., 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v22n40/v22n40a09.pdf. Acesso em: 01 set. 2023.
ANTUNES, Gabriel Aguiar et al. Relatos de experiências de jovens universitários no PIBID: reflexões acerca da Educação Física na Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 23, n. 44, p. 1775-1793, jul./dez., 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/76009 . Acesso em: 22 de ago. de 2023.
ARAÚJO, Beatriz Lima; CARVALHO, Gilianne dos Santos; COSTA, Fábio Soares. Percursos formativos em Educação Física: o Pibid e a construção de competências e da identidade docente de estudantes e egressos da UFPI. Revista Contemporânea, v. 3, n. 8, p.10712-10736, ago., 2023. Disponível em: https://ojs.revistacontemporanea.com/ojs/index.php/home/article/view/1373. Acesso em: 02 set. 2023.
ARAUJO, Beatriz Lima de; SANTOS, Gilianne dos Santos; COSTA, Fábio Soares da. Percursos formativos em Educação Física: o Pibid e a construção de competências e da identidade docente de estudantes e egressos da UFPI. Revista Contemporânea, v. 3, n. 8, p. 10712-10736, 2023. Disponível em: file:///C:/Users/69384207004/Downloads/043+Contemp..pdf. Acesso em: 12 set. 2023.
ARAUJO, Geander Franco de et al. Relatos de Experiência das Aulas Remotas na Educação Física de uma Escola da Rede Pública Estadual na Pandemia da Covid 19. In: Relatos De Experiência - Seminário de Educação (SEMIEDU), 2021, Cuiabá. Anais do XXIX Seminário de Educação. Cuiabá, 2021. p. 354-358. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu_estendido/article/view/21048. Acesso em: 28 set. 2023.
BERGAMASCHI, Maria Aparecida; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Memoriais Escolares e Processos de Iniciação à Docência. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 29, n. 2, p. 15-41, jun., 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v29n02/v29n02a02.pdf. Acesso em: 11 nov. 2023.
BIKEL, Roque Luiz; DUEK, Viviane Preichardt; BENITES, Larissa Cerignoni. O estágio curricular supervisionado em Educação Física na perspectiva dos planos de ensino e relatórios finais. Educação: Teoria e Prática, v. 33, n. 66, p. 01-22, maio, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/16607. Acesso em: 15 set. 2023.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: fundamentos, métodos e técnicas. Portugal: Porto Editora, 1994. (Coleção Ciências da Educação).
BRANDOLIN, Fábio; KOSLINSKI, Mariane Campelo; SOARES, Antonio Jorge Gonçalves. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física/UEM, v. 26, p. 601-610, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/KQdF88SbmKQ5xhtK3Hr4p3B/?lang=pt. Acesso em: 05 nov. 2023.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria n. 72, de 9 de abril de 2010. Dá nova redação a Portaria que dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, no âmbito da CAPES. Brasília: Capes, 2010. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/portaria72-pibid-090410-pdf. Acesso em: 10 jun. 2023.
BRASIL. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Fundação Capes, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, p. 1-3, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 5 fev. 2025.
DARIDO, Suraya Cristina. A avaliação da Educação Física na escola. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 127-140, 2012. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41554/3/01d19t08.pdf. Acesso em: 29 nov. 2023.
DEIMLING, Natalia Neves Macedo; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues. Possibilidades e desafios do PIBID para o estreitamento da relação entre escola e universidade. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 4, p. 2509-2538, out., 2021. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14300. Acesso em: 18 set. 2023.
FACHINETO, Sandra et al. A Experiência de ensinar e aprender no Pibid em tempos de pandemia. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc São Miguel do Oeste, v. 6, p. 01-07, 2021. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/apeusmo/article/view/28133. Acesso em: 24 set. 2023.
FREITAS, Mônica Cavalcante; FREITAS, Bruno Miranda; ALMEIDA, Danusa Mendes. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4540. Acesso em:20 set. 2023.
GARIGLIO, José Ângelo; SANTOS, Lorene dos. A inserção na docência por egressos do PIBID: da formação aos desafios da vida profissional. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 17, p. 01-23, 2023. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4343/1315. Acesso em: 29 ago. 2023.
GATTI, Bernadete et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/24112014-pibid-arquivoanexado-pdf/view. Acesso em: 29 ago. 2023.
GIMENES, Camila Itikawa. O Pibid e a licenciatura: veredas de uma mesma formação. Pro-Posições, Campinas, v. 32, p. 01-25, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/YdpWQNDPVC6zgzfYgwKYW7P/. Acesso em: 11 set. 2023.
GODOI, Marcos.; KAWASHIMA, Larissa Beraldo.; GOMES, Luciane de Almeida. Temos que nos reinventar”: os professores e o ensino da educação física durante a pandemia de COVID-19. Dialogia, São Paulo, n. 36, p. 86-101, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18659. Acesso em: 03 nov. 2023.
GOMES, Isabela Candido Vasconcelos et al. Implicações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)–subprojeto educação física–no processo do “ser professor”. Revista Multidisciplinar Humanidades e Tecnologias, v. 40, maio/jul., 2023. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/3764. Acesso em: 19 set. 2023.
LIMA, Francisco José; CUNHA, Renata Cristina Oliveira Barrichelo. Contribuições e desafios do Pibid: o desenvolvimento profissional docente e a parceria entre instituições de ensino superior e escolas básicas. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 424-439, 2017. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/120. Acesso em: 26 set. 2023.
LIMA, Eliaquim de Sousa et al. Benefícios do Pibid na Formação de Estudantes do Curso de Licenciatura em Educação Física: Uma Revisão Bibliográfica. Conexões - Ciência e Tecnologia, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 15-22, 2019. Disponível em: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1526. Acesso em: 04 out. 2023.
MACHADO, Roseli Belmonte et al. Educação Física escolar em tempos de distanciamento social: panorama, desafios e enfrentamentos curriculares. Movimento, Porto Alegre, n. 26, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mov/a/6y48CqX6XhtKmg6vQ5MYDqz/?lang=pt&format=html. Acesso em: 03 nov. 2023.
MARTINS, Rodrigo Lema Del Rei; SCOTTÁ, Bianca Andreatta; MELLO, André Da Silva. PIBID, EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CENTRADAS NAS CRIANÇAS. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 27, n. 1, p. 46–66, maio, 2016. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3967. Acesso em: 05 out. 2023.
MAGALHÃES, Carlos Henrique Ferreira; MODESTO, Nayara Lopes; CREPALDI, João Vitor da Silva. Pibid no ensino médio: uma prática escolar desenvolvida sob a perspectiva da problematização, Arquivos em Movimento, v. 13, n. 2, p. 46-55, jul./dez., 2017. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/am/article/view/12299. Acesso em: 10 out. 2023.
MATTER, Paloma Cibele Rivera et al. PIBID Educação Física: experiências na formação de professores. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, dez., 2019. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2175-80422019000400024&script=sci_arttext. Acesso em: 09 ago. 2023.
NOVAIS, Noilma Regina Souza; AVILA, Marco Aurélio. Análise dos recursos físicos e materiais às aulas de educação física em escolas públicas estaduais em Ilhéus, BA. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 14, n. 2, 2015. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/6460/6648. Acesso em: 12 set. 2023.
PACOLA, Gilson et al. Desafios do Pibid em tempo de ensino remoto e presencial: relatos de experiências do núcleo Educação Física. Humanidades & Inovação, Palmas, v. 9, n. 23, p. 344-352, 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7329. Acesso em: 06 set. 2023.
PEREIRA, Ana Lucia; SKEIKA, Tatiane; FREIRE, Leila Inês Follmann. Saberes da formação profissional docente: uma análise a partir do contexto Pibid. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 833-856, 2019. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8189. Acesso em: 27 ago. 2023.
RAMOS, Ediane Sousa Miranda et al. As contribuições do PIBID na formação do professor: Relato de experiência nas aulas remotas frente a pandemia da COVID-19 em uma escola municipal de Boa Vista/RR. Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, v. 16, n. 1, p. 29–34, 2023. Disponível em: https://periodicos.uerr.edu.br/index.php/ambiente/article/view/1012. Acesso em: 14 out. 2023.
RACHADEL, Milliane et al. Pibid na educação física: formação e intervenção de professores. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 77-85, maio, 2019. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21702. Acesso em: 10 nov. 2022.
SANTOS, Felipe Néo dos et al. Possibilidades de intervenção e de avaliação em Educação Física escolar no ensino remoto: parceria colaborativa por meio do PIBID. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 1, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/62672. Acesso em: 26 set. 2023.
SARTI, Flávia Medeiros. Dimensão socioprofissional da formação docente: aportes teóricos e proposições. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 50, n. 175, p. 294-315, jan./mar., 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/whjPHkRjzDpd4rRjpsJHFQh/. Acesso em: 14 set. 2023.
SBEGHEN, Isadora Loch et al. Despertando Novos Olhares: Conhecendo Cândido Portinari através de uma proposta pedagógica integrada com o PIBID-Educação Física. Cadernos de Formação RBCE, v. 7, n. 2, p, 78-87, set., 2017. Disponível em: http://oldarchive.rbceonline.org.br/index.php/cadernos/article/view/2230. Acesso em: 20 out. 2023.
SIMÕES, Gabriela et al. Prática pedagógica no PIBID Educação Física: um relato de experiência. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 2, p. 288-300, set., 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/373359638_PRATICA_PEDAGOGICA_NO_PIBID_EDUCACAO_FISICA_um_relato_de_experiencia. Acesso em: 27 set. 2023.
SOCZEK, Daniel. Pibid como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 5, p. 57–69, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/46. Acesso em: 25 out. 2023.
STRAL, Paulo Guilherme Brittiz et al. Pibid, Educação Física e Pandemia: vivências e desafios em uma escola pública. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, n. 12, abr., 2023. Disponível em: https://educacacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/12/pibid-educacao-fisica-e-pandemia-vivencias-e-desafios-em-uma-escola-publica. Acesso em: 03 out. 2023.
TENÓRIO, Maria Cecília Marinho; TASSITANO, Rafael Miranda, LIMA, Marilia de Carvalho. Conhecendo o ambiente escolar para as aulas de educação física: existe diferença entre as escolas? Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, v. 17, n. 4, p. 307-313, 2012. Disponível em: https://www.rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1883. Acesso em: 27 out. 2023.
WELTER, Jaqueline; WELTER, Renata; SAWITZKI, Rosalvo Luis. A contribuição do subprojeto PIBID/EDF no processo de planejamento das aulas de educação física para os anos iniciais. Cadernos de Formação RBCE, v. 3, n. 1, p. 87-96, 2012. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/view/1360. Acesso em: 10 set. 2023.
ZANDOMÍNEGUE, Bethânia Alves Costa. Saberes e práticas valorizadas pelo Pibid no ensino remoto da Educação Física. DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Dossiê Especial, p. 139-158, 2023. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/desafios/article/view/15718. Acesso em: 20 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karen Simas da Rosa, Alessandra Catarina Martins, Franciane Maria Araldi, Alexandra Folle, Viviane Preichardt Duek (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.







