TDICs na educação: um olhar para além da pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14077

Palavras-chave:

TDICs, Educação, Ensino e Aprendizagem, Pandemia.

Resumo

O anseio por uma educação integrada ao mundo digital tem crescido bastante nos últimos anos, e a pandemia de covid-19 forçou o sistema educacional brasileiro a transitar para o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Este estudo reporta os dados de uma pesquisa com docentes de duas instituições públicas de ensino, referente ao uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar antes, durante e pós-pandemia de covid-19, com o objetivo de identificar os legados deixados pela vivência da prática docente neste período caótico da humanidade. A pesquisa indicou que, aproximadamente, 61% dos docentes fizeram uso de recursos tecnológicos para mediar o processo de ensino e aprendizagem. No cenário pós-pandemia, 34% utilizam às vezes e apenas 5% afirmaram parar de utilizar. Ao retornarem às aulas presenciais, os docentes notaram mudanças singelas nas infraestruturas das instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Balbino da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Doutor e Mestre Física. Licenciado em Física. Especialista em docência com ênfase na educação profissional. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Breves.

Denilson Cursino de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutor em Informática Aplicada (UNIFOR). Mestre em Informática Aplicada (UNIFOR). Bacharel em ciências da Computação (UNIFOR). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape)

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação (PPGE/UECE). Mestra em Educação (PPGE/UECE). Graduada em Pedagogia e Administração (UECE). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Maranguape)

Referências

AGUIAR, D. R. C.; CAMARGO-CRUZ, P. E. A.; RESENDE, F. G. Efeitos da Pandemia COVID-19 na Educação Básica: Desafios e Perspectivas para o século XXI. Fórum Ambiental da Alta Paulista. v. 17, n. 1, 2021.

ASSIS, T.; SANTOS, J. V.; BARBOSA, J. F. S.; MARTINS, F. R. N.; SILVA, A. A. Formação de professores da EJA para uso de TDIC no ensino e gestão: uma experiência da extensão universitária. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8., 2019, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019, p. 178-186. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.178. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/13166/13019. Acesso em: 23 set. 2024.

BALOCH, S.; BALOCH, M. A; ZHENG, T.; PEI, X. The Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) Pandemic. The Tohoku Journal of Experimental Medicine, [S.l.], v. 250, n. 4, p. 271–278, 23 abr. 2020. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/tjem/250/4/250_271/_pdf/-char/en. Acesso em: 23 set. 2024.

BARBERIA, L. G.; CANTARELLI, L. G. R.; SCHMALZ, P. H. S. S. An Assessment of Brazilian States and State Capitals Remote Public Education Programs during the COVID-19 Pandemic. SSRN Electronic Journal, [S.l.], p. 1- 38, 02 fev. 2021. Disponível em: https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3776366. Acesso em: 10 ago. 2024.

BRANCO, E. P.; ADRIANO, G.; ZANATTA, S. C. Educação e TDIC: contextos e desafios das aulas remotas durante a pandemia da COVID-19. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. Especial 2, p. 328-350, 30 dez. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10712. Acesso em: 23 set. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CARNEIRO, L. de. A.; RODRIGUES, W.; FRANÇA, G.; PRATA, D. N. Uso de tecnologias no ensino superior público brasileiro em tempos de pandemia COVID-19. Research, Society and Development, [S.l.], v. 9, n. 8, p. e267985485, 4 jul. 2020. Disponível em:https://www.researchgate.net/publication/342703386_Uso_de_tecnolog

ias_no_ensino_superior_publico_brasileiro_em_tempos_de_pandemia. Acesso em: 23 set. 2024.

CARVALHO, F. S. de.; PILATTI, L. A.; CARVALHO, H. A. de.; LIMA, I. A de. Information and Communication Technology in Brazilian Public Schools: A Sustainable Legacy of the Pandemic? Sustainability, [S.l.], v. 15, n. 6462, p. 1-14, 11 abr. 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/15/8/6462. Acesso em: 23 set. 2024.

CASTRO, M. P. P. P. de.; SCHIMIGUEL, J.; SIMÕES, G. S.; AMARAL, C. L. C.; SPINARDI, J. I.; FERRAZ, M. C.; SILVEIRA, I. F. Survey de tecnologias digitais de informação e comunicação utilizadas por professores durante a pandemia da COVID-19. Research, Society and Development, [S.l.], v. 11, n. 6, p. e42611629377, 2 maio 2022. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/360327192_Survey_de_tecnologias_digitais_de_informacao_e_comunicacao_utilizadas_por_professores_durante_a_pandemia_da_COVID-19. Acesso em: 23 set. 2024.

DIAS-TRINDADE, S. D.; HENRIQUES, S.; CORREIA, J. D. Teaching during the Pandemic: An Exploratory Study in Portuguese and Brazilian Secondary Education Teachers. International Journal of Information and Education Technology, [S.l.], v. 13, n. 2, p. 344–354, 1 jan. 2022. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/12327/1/2022_Teaching%20during%20the%20pandemic.pdf. Acesso em: 23 set. 2024.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KUMAR, A.; SINGH, R.; KAUR, J.; PANDEY, S.; SHARMA, V.; THAKUR, L.; SATI, S.; MANI, S.; ASTHANA, S,; SHARMA, T. K.; CHAUDHURI, S.; BHATTACHARYYA, S.; KUMAR, N. Wuhan to World: The COVID-19 Pandemic. Frontiers in Cellular and Infection Microbiology, [S.l.], v. 11, n. 596201, 30 mar. 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/journals/cellular-and-infectionmicrobiology/articles/10.3389/fcimb.2021.596201/full. Acesso em: 23 set. 2024.

MACEDO, R. A. de. Educação e pandemia de COVID-19: um olhar sobre as desigualdades educacionais. Revista de sociología de la educación, [S.l.], v. 16, n. 2, p. 177–185, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/371201836_Educacao_e_pandemia_de_COVID-19_um_olhar_sobre_as_desigualdades_educacionais. Acesso em: 23 set. 2024.

REZAEI, N. (ED.). Coronavirus Disease - COVID-19. Cham: Springer International Publishing, 2021.

ROCHA, F. S. M. da.; LOSS, T.; ALMEIDA, B. L. C.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. O Uso de Tecnologias Digitais no Processo de Ensino durante a Pandemia da COVID-19. Interacções, [S.l.], v. 16, n. 55, p. 58–82, 30 dez. 2020. DOI: 10.25755/int.20703. Disponível em:https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/20703. Acesso em: 23 set. 2024.

RODRIGUES, A.; SILVA. G. C. G. da.; NASCIMENTO, J. G. de. V.; SEVERINO, K. L.; ROLLIN, M.; PRIME, M.; MORAES, M. A. de. O.; CÊIA, M. das. G. da. S., SANTOS, M. S.; MOTA, R. D.; TIGOURDI, S. Educação básica e pandemia: Entrevista com professores de quatro países / Basic Education and pandemic: interview with teachers from four countries. Pensares em Revista, São Gonçalo, n. 20, p. 80-104, 5 jan. 2021. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/pensaresemrevista/article/view/56920. Acesso em: 23 set. 2024.

SANTOS, G. M. T. dos. Tecnologías digitales frente al escenario del COVID-19: (in)efectividad del derecho educativo brasileño? Brazilian Journal of Policy and Development, [S.l.], v. 2, n. 3, p. 35-54, 2020. Disponível em: https://bio10publicacao.com.br/brjpd/article/view/270/150. Acesso em: 23 set. 2024.

SANTOS, M. N dos.; SANTOS, A dos.; BALBINOT, C.; NERLING, M. A. M. Análise sobre o uso de recursos tecnológicos em um contexto de aulas síncronas e assíncronas. Ensino e Tecnologia em Revista, Londrina, v. 5, n. 2, p. 125–143, 11 nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/14034. Acesso em: 23 set. 2024.

SILVA, C. C. S. C. da.; TEIXEIRA, C. M. de. S. O uso das tecnologias na educação: Os desafios frente à pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Development, [S.l.], v. 6, n. 9, p. 70070–70079, 18 set. 2020. Disponível em: Acesso em: 23 set. 2024. Disponível em: https://abrir.link/hOmGC. Acesso em: 23 set. 2024.

SILVA, E. J. L. da.; ALENCAR, M. F. dos. S.; CARVALHO, W. L. de. La Educación superior durante la pandemia de COVID-19 en Brasil: factores que influyeron en la participación de los estudiantes. Research in Education and Learning Innovation Archives, [S.l.], n. 29, p. 102–102, 15 jul. 2022. Disponível em: https://turia.uv.es//index.php/realia/article/view/23738. Acesso em: 23 set. 2024.

SOUZA, K. R.; KERBAUY, M. T. M. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotoamia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21–44, 30 abr. 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 23 set. 2024.

SOUZA, T. S. de. Desafios do professor na pandemia. Revista Gênero e Interdisciplinaridade, [S.l.], v. 2, n. 5, 3 dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicojs.com.br/index.php/gei/article/view/514/391. Acesso em: 23 set. 2024.

VALÊNCIA, D. N. Brief Review on COVID-19: The 2020 Pandemic Caused by SARS-CoV-2. Cureus, v. 12, n. 3, 24 mar. 2020. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7179986/. Acesso em: 23 set. 2024.

WOOD, M.; WELCH, C. Are “Qualitative” and “Quantitative” Useful Terms for Describing Research? Methodological Innovations Online, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 56–71, abr. 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/228287852_Are_'Qualitative'_and_'Quantitative'_Useful_Terms_for_Describing_Research. Acesso em: 23 set. 2024.

Publicado

2024-01-24

Como Citar

SILVA, C. B. da; OLIVEIRA, D. C. de; SILVA NETA, M. de L. da. TDICs na educação: um olhar para além da pandemia de covid-19. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14077, 2024. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14077. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14077. Acesso em: 19 fev. 2025.