O rio Tauá como instrumento pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13659

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas., Rio Tauá, Narrativa Oral, Memória.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral apresentar propostas pedagógicas elaboradas em conjunto com os professores de uma escola do campo, para atender as peculiaridades do campo, das águas e das florestas, em especial na região amazônica. Os objetivos específicos apresentados são: compreender, através das narrativas, as relações dos moradores mais antigos da comunidade com o rio Tauá, bem como realizar oficina com os professores das disciplinas Geografia, Ciência, Arte e História, para elaborar propostas pedagógicas destinadas aos alunos do 6º ano. Para tanto, o procedimento metodológico fez uso da pesquisa qualitativa, considerando os enlaces da história oral, realizada em uma escola do campo, em Santo Antônio do Tauá (PA), com 8 sujeitos, sendo 3 professoras e 5 moradores mais antigos da comunidade. Os resultados revelam a necessidade de os professores desenvolverem práticas que promovam uma aprendizagem significativa na formação de estudantes críticos e reflexivos, utilizando o rio Tauá como instrumento pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Eduardo da Silva, Prefeitura Municipal de Antônio do Tauá, PA

Prefeitura Municipal de Antônio do Tauá, PA. Discente concluinte do curso de Pós-Graduação em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia, IFPA Campus Castanhal. Graduação em Matemática pela Universidade Federal do Pará (Ufpa).

Regiara Croelhas Modesto, Instituto Federal de Educação do Pará

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Lato sensu) do IFPA, ambos do Campus Castanhal, Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Jeane Cleide Bernardino Nascimento, Instituto Federal de Educação do Pará

Professora EBTT do Instituto Federal de Educação do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia (Lato sensu) do IFPA, ambos do Campus Castanhal, Mestrado Profissional em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares.

Amy Marinho dos Reis, Instituto Federal de Educação do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo no IFPA Campus Castanhal. Participou do Programa de Residência Pedagógica (2023-2024). Técnica em Artes Visuais.

Vivian Soares e Silva, Instituto Federal de Educação do Pará

Graduanda em Licenciatura em Educação do Campo no IFPA Campus Castanhal. Participou do Programa de Residência Pedagógica (2023-2024). Técnica em Agropecuária.

Zaline do Carmo dos Santos Wanzeler, Instituto Federal de Educação do Pará

Doutoranda em Educação (FEUSP). Professora EBTT (IFPA/Campus Tucuruí). Mestra em Educação (UEPA). Especialista em “Linguagem e Educação” (UFPA). Graduação em Letras (UFPA) e em Tecnologia Agroindustrial – Alimentos (UEPA).

Referências

ARAÚJO, Paulo Pontes. Variações sazonais dos componentes nitrogenados, em aquífero livre na zona urbana de Santa Isabel do Pará, nordeste do estado do Pará. 2001. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará. Instituto de Geociências, Belém, 2001.

BARBOSA, Adenilse Borralhos. Etnoictiologia de pescadoras e pescadores artesanais: fortalecimento e valorização dos conhecimentos na comunidade de Espírito Santo do Tauá, PA. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Etnodesenvolvimento) – Faculdade de Etnodiversidade, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019. Disponível em: https://bdm.ufpa.br/bitstream/prefix/3590/1/TCC_EtnoictiologiaPescadorasPescadores.pdf. Acesso em: 06 abr. 2024.

BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECEBN12002.pdf?query=PLENA. Acesso em: 02 abr. 2024.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo. In: MUNARIM et al. (org.). Educação do campo: reflexões e perspectivas. 2. ed. Florianópolis: Insular, 2011. p. 149-150.

CARMONA, Karen Monteiro. Hidrogeoquímica e Neotectônica da bacia hidrográfica do rio Tauá, Nordeste do Pará. Orientador: Francisco de Assis Matos. 2013. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em geologia) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Geociências, Faculdade de Geologia, Belém, 2013. Disponível em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/2788. Acesso em: 1º set 2024.

DALLABRIDA, Norberto; UNGLAUB, Tânia Regina da Rocha; COSTA, Michelli da Silva. Práticas da educadora Olga Bechara nas Classes Secundárias Experimentais de Socorro (1959-1962). Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 132-150, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1935/1910. Acesso em: 16 dez. 2024.

FERNANDES, Bernardo Mançano; MOLINA, Mônica Castagna. O campo da educação do campo. Presidente Prudente-SP: UNESP, 2004.

FONSECA, Wagner; CAROLA, Carlos Renato. Os rios e a vida: percepções para uma Educação Ambiental. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Rio Grande, v. 34, n. 2, p. 136-155, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295

/remea.v34i2.7009. Acesso em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7009. Acesso em: 25 maio 2024.

FRAXE, Terezinha de Jesus Pinto. Homens anfíbios: etnografia de um campesinato das águas. São Paulo: Annablume; Fortaleza: Secretaria do Desporto do Governo do Estado do Ceará, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREITAS, Luiz Carlos de. A luta por uma pedagogia do meio: Revisando o conceito. In: A comuna escolar. Tradução de Luiz Carlos de Freitas e Alexandre Marenich. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 09-103.

GONÇALVES, Rita de Cássia; LISBOA, Tereza Kleba. Sobre o método da história oral em sua modalidade trajetórias de vida. Revista Katálysis, v. 10, n. spe, p. 83-92, 2007.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2003. 190p.

HAESBAERT, Rogerio. Território e Multiterritorialidade: um debate. GEOgraphia. Rio de Janeiro, v. 11, n. 17, p. 19-44, mar./2007.

HAGE, Salomão Mufarrej. Educação do campo, legislação e implicações na gestão e nas condições de trabalho de professores das escolas multisseriadas. Simpósio da ANPAE, 2011. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelatos/0481.pdf. Acesso em: 12 maio 2024.

IBGE. Santo Antônio do Tauá. 2023. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/santo-antonio-do-taua/historico. Acesso em: 1º set. 2024.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, p. 1-15, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/v44n3/2175-6236-edreal-44-03-e84910.pdf. Acesso em: 24 mar. 2023.

SANTO ANTÔNIO DO TAUÁ. Lei nº 582/2011, de 04 de janeiro de 2011. Dispõe sobre o sistema municipal de ensino do município de Santo Antônio do Tauá e dá outras providências.

SILVA, Fábio Dantas de Souza. Educação do campo e Base Nacional Comum Curricular: concepções, princípios e objetivos divergentes. Revista Cocar, v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5616. Acesso em: 23 dez. 2024.

XAVIER, Antônio Roberto; MUNIZ, Karla Renata de Aguiar; SANTANA, José Rogério; CARNEIRO, Daniel Luis Madeira. História oral: abordagem teórico-metodológica, conceitual e contextual. Rev. Pemo, v. 2, n. 1, p. 1-16, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i1.3802. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3802. Acesso em: 29 ago. 2024.

Publicado

2025-01-21

Como Citar

SILVA, L. E. da; MODESTO, R. C.; NASCIMENTO, J. C. B.; REIS, A. M. dos; SILVA, V. S. e; WANZELER, Z. do C. dos S. O rio Tauá como instrumento pedagógico. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13659, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13659. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13659. Acesso em: 19 fev. 2025.