O rio Tauá como instrumento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13659Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas., Rio Tauá, Narrativa Oral, Memória.Resumo
Este artigo tem como objetivo geral apresentar propostas pedagógicas elaboradas em conjunto com os professores de uma escola do campo, para atender as peculiaridades do campo, das águas e das florestas, em especial na região amazônica. Os objetivos específicos apresentados são: compreender, através das narrativas, as relações dos moradores mais antigos da comunidade com o rio Tauá, bem como realizar oficina com os professores das disciplinas Geografia, Ciência, Arte e História, para elaborar propostas pedagógicas destinadas aos alunos do 6º ano. Para tanto, o procedimento metodológico fez uso da pesquisa qualitativa, considerando os enlaces da história oral, realizada em uma escola do campo, em Santo Antônio do Tauá (PA), com 8 sujeitos, sendo 3 professoras e 5 moradores mais antigos da comunidade. Os resultados revelam a necessidade de os professores desenvolverem práticas que promovam uma aprendizagem significativa na formação de estudantes críticos e reflexivos, utilizando o rio Tauá como instrumento pedagógico.
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