A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: CRENÇAS, DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
Palavras-chave:
Português como Língua Adicional, Formação de Professores, CrençasResumo
Este artigo situa-se na contemporaneidade das ações de internacionalização da educação nacional, tendo como foco a formação de professores para atuarem em aulas de português como língua adicional, em uma universidade pública brasileira. Para tanto, o texto apresenta a cartografia da formação pedagógica, alicerçada aos princípios norteadores da Linguística Aplicada Crítica, de dois sujeitos, professores em formação. A metodologia contou com a aplicação de um questionário, que investigou o processo de formação pedagógica baseado nas crenças, dificuldades e possibilidades, e a análise dos dados referenciou autores da Linguística e da Formação de Professores, como NÓVOA (1997) e BARCELOS (2006), entre outros. Em síntese, foi possível perceber que há o envolvimento das crenças, pautadas na formação e experiências docentes anteriores ao PLA, para a construção da formação atual. Em termos de dificuldades, os sujeitos revelaram que as semelhanças entre o espanhol e o português podem ser um obstáculo para o melhor desenvolvimento das aulas e, consequentemente, aprendizagem dos estudantes. Como possibilidades, os sujeitos evidenciaram a necessidade de oferta de disciplinas na graduação e pós-graduação que contemplassem essa formação adicional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Paula Tuany Silva Café, Flávia Girardo Botelho Borges, Ana Cecília Fonseca Matos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).