A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO

Auteurs

  • Anderson Cristiano da Silva

Mots-clés :

Responsividade, Enunciado, Análise verbovisual

Résumé

Este artigo objetiva discutir a contribuição da responsividade, tentando assim destacar a importância da teoria bakhtiniana na formação de leitores críticos-reflexivos. Para tanto, o referencial teórico-metodológico dessa investigação tem como aporte os pressupostos da Análise Dialógica do Discurso, na qual recorremos principalmente à concepção bakhtiniana de linguagem. Para efeito de análise, utilizamos um corpus constituído por uma propaganda automotiva veiculada na mídia televisiva estrangeira, na qual discorremos sobre a interação verbovisual e seus efeitos na constituição de sentidos. À guisa de conclusão, constatamos a importância da responsividade como elemento-chave no engendramento da persuasão, desvelando assim a intencionalidade enunciativa por trás das estratégias utilizadas pela mídia.

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Publiée

2019-09-20

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DA SILVA, A. C. A RESPONSIVIDADE EM UM COMERCIAL AUTOMOTIVO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 67–80, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1897. Acesso em: 25 nov. 2024.

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