O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO DE IMOBILIÁRIAS CAMPINENSES:
OS SENTIDOS POR TRÁS DOS SONHOS DE MORAR BEM
Mots-clés :
Publicidade, ideologia, discursoRésumé
Os anúncios publicitários se utilizam de recursos diversos para persuadir o sujeito a consumir produtos ou serviços muitas vezes distantes das necessidades reais de cada indivíduo. Um desses recursos é a manipulação dos sentidos pelos discursos, seja por meio da utilização do verbal, bem como de imagens na produção de um texto, recursos bem elaborados para cumprirem o fim a que se destinam: persuadir seu receptor. Esse caráter persuasivo ultrapassa a ideia de anúncio, pois nele não está contido apenas o modo racional de dispor o texto informativo, mas a intenção de convencimento do público-alvo por meio de elementos subjetivos, emocionais, ideológicos, em que discurso e sentido dialogam, com a intenção de sedução (Cf. CARVALHO, 2000). Desse modo, examinamos os sentidos que subjazem às propagandas veiculadas em outdoors, bem como os discursos ideológicos que constituem parte dos anúncios publicitários. Sendo assim, verificamos como se dá a construção dos sentidos e a apropriação dos vários discursos que circulam na sociedade, utilizados na propaganda como estratégia de manipulação das “massas” (Cf. MARX & ENGELS, 1989). Para isso, selecionamos três anúncios publicitários, divulgados em outdoor de imobiliárias da cidade de Campina Grande, Paraíba. Os quais foram analisados mediante os seguintes teóricos: Foucault (2005); Carvalho (2000); Sandmann (1999); Guimarães (2002); entre outros. Essa pesquisa revelou que os sentidos de um texto não se limitam às sentenças isoladas, mas surgem como formas de ampliar as interpretações do mundo. Além de expandir a capacidade linguístico-discursiva, os sentidos em um texto demonstram que toda e qualquer produção textual é influenciada pelas várias vozes, ideológicas, que circulam na sociedade e que impõem tomadas de atitude.
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Références
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 12. ed. São Paulo, Loyola, 2005.
GUIMARÃES, Eduardo. Sentido e Interdiscurso In: Os Limites do Sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. 2. ed. Campinas - SP, Pontes, 2002.
SANDMANN, Antônio. Propaganda e ideologia. In: A linguagem da propaganda. 3. ed. São Paulo, Contexto, 1999.
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(c) Tous droits réservés Maria Eliane Gomes Morais, Linduarte Pereira Rodrigues 2019
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