A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE

Auteurs

  • David da Silva Pereira UTFPR-CP
  • Silvana Dias Cardoso Pereira UNICAMP
  • Jacqueline Lidiane de Souza Prais UENP-CP

Mots-clés :

Formação Docente, Direitos Humanos, Educação

Résumé

A Educação em Direitos Humanos propõe uma transformação da prática docente e da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. É alicerçada em sete princípios e tem a dignidade da pessoa humana como o eixo de um processo humanizador da formação de cidadãos e da prática profissional da Educação. O presente trabalho é, pois, um esforço de compreensão conjunta dos sentidos de dois pareceres, que subsidiam as diretrizes do processo de formação inicial e continuada dos profissionais e dos cidadãos nas escolas, desde a Educação Infantil aos cursos de Pós-graduação da Educação Superior, com vistas a contribuir nesse processo de mediação entre o texto normativo e os profissionais da educação. Trata-se de uma necessidade manifesta de apresentação dos propósitos e valores existentes nos documentos, para que seja possível a construção de caminhos como possibilidades de dar vida às diretrizes no lugar e no tempo em que o processo educativo humanizador deve ocorrer de fato – a escola. Para tanto, parte-se de uma análise documental, para relatar algumas construções que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) a partir de ações de pesquisa, extensão e ensino integradas em um processo de envolvimento crescente de pesquisadores e de alunos no biênio 2013-2015. Tais construções contaram com a contribuição das experiências na licenciatura em Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, bem como das participações em eventos. Espera-se oferecer uma contribuição ao processo de compreensão das Diretrizes e das formas pelas quais é possível humanizar a educação brasileira.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer n°. 08, homologada em 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?option=com_docman&view=download&alias=10389-pcp008-12-pdf&category_slug=marco- 2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
______. Resolução n°. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10889-rcp001- 12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
______. Parecer n°. 02, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_ slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
______. Resolução n°. 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012, 2ª. ed.
PEREIRA, David da Silva; PEREIRA, Silvana Dias Cardoso. “Princípios da Educação em Direitos Humanos: o desafio de transformar o cotidiano e a prática escolar”. In: Anais do VI Congresso
Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os Desafios Éticos na Pós-Modernidade. Santa Maria/RS: FAPAS, 06 a 09 de maio 2015 (ISSN 2446-5542). Artigo completo disponível em: http://192.185.213.204/~fapas413/index.php/anaiscongressoie/article/view/612/515 Acesso em 30 dez 2015.
______.; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. “Por uma Formação Docente Profissional e Humanizadora”. In: Anais do VI Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação / X Seminário da Faculdade de Educação da PUC-Campinas: Tensões da/na Escola: homogênea? Singular?. Campinas/SP: PUC-Campinas, 09 a 11 de nov. 2015. (ISSN 1984.2015). Artigo completo será disponibilizado em http://www.puc-campinas.edu.br/eventos/viii-seminario-sobre-a-producaodo-conhecimento-em-educacao--x-seminario-da-faculdade-de-educacao/.

Téléchargements

Publiée

2019-08-30

Comment citer

PEREIRA, D. da S.; PEREIRA, S. D. C.; PRAIS, J. L. de S. A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 23–34, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1680. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Des articles