A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E A ‘NOVA’ FORMAÇÃO DOCENTE
Mots-clés :
Formação Docente, Direitos Humanos, EducaçãoRésumé
A Educação em Direitos Humanos propõe uma transformação da prática docente e da formação inicial e continuada dos profissionais da Educação. É alicerçada em sete princípios e tem a dignidade da pessoa humana como o eixo de um processo humanizador da formação de cidadãos e da prática profissional da Educação. O presente trabalho é, pois, um esforço de compreensão conjunta dos sentidos de dois pareceres, que subsidiam as diretrizes do processo de formação inicial e continuada dos profissionais e dos cidadãos nas escolas, desde a Educação Infantil aos cursos de Pós-graduação da Educação Superior, com vistas a contribuir nesse processo de mediação entre o texto normativo e os profissionais da educação. Trata-se de uma necessidade manifesta de apresentação dos propósitos e valores existentes nos documentos, para que seja possível a construção de caminhos como possibilidades de dar vida às diretrizes no lugar e no tempo em que o processo educativo humanizador deve ocorrer de fato – a escola. Para tanto, parte-se de uma análise documental, para relatar algumas construções que vêm sendo desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (UTFPR) a partir de ações de pesquisa, extensão e ensino integradas em um processo de envolvimento crescente de pesquisadores e de alunos no biênio 2013-2015. Tais construções contaram com a contribuição das experiências na licenciatura em Matemática do Programa de Mestrado Profissional em Ensino, bem como das participações em eventos. Espera-se oferecer uma contribuição ao processo de compreensão das Diretrizes e das formas pelas quais é possível humanizar a educação brasileira.
Téléchargements
Références
______. Resolução n°. 01, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (EDH). Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2012b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10889-rcp001- 12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
______. Parecer n°. 02, de 01 de julho de 2015. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=17625-parecer-cne-cp-2-2015-aprovado-9-junho-2015&category_ slug=junho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
______. Resolução n°. 02, de 01 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e Continuada (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2015b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=17719-res-cne-cp-002-03072015&category_slug=julho-2015-pdf&Itemid=30192 Acesso em 01 set 2015.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012, 2ª. ed.
PEREIRA, David da Silva; PEREIRA, Silvana Dias Cardoso. “Princípios da Educação em Direitos Humanos: o desafio de transformar o cotidiano e a prática escolar”. In: Anais do VI Congresso
Internacional de Educação: Educação Humanizadora e os Desafios Éticos na Pós-Modernidade. Santa Maria/RS: FAPAS, 06 a 09 de maio 2015 (ISSN 2446-5542). Artigo completo disponível em: http://192.185.213.204/~fapas413/index.php/anaiscongressoie/article/view/612/515 Acesso em 30 dez 2015.
______.; PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. “Por uma Formação Docente Profissional e Humanizadora”. In: Anais do VI Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação / X Seminário da Faculdade de Educação da PUC-Campinas: Tensões da/na Escola: homogênea? Singular?. Campinas/SP: PUC-Campinas, 09 a 11 de nov. 2015. (ISSN 1984.2015). Artigo completo será disponibilizado em http://www.puc-campinas.edu.br/eventos/viii-seminario-sobre-a-producaodo-conhecimento-em-educacao--x-seminario-da-faculdade-de-educacao/.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés David da Silva Pereira, Silvana Dias Cardoso Pereira, Jacqueline Lidiane de Souza Prais 2019
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).