ChatGPT 4.0

desafios na interpretação de textos multimodais

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.46230/lef.v16i2.13157

Mots-clés :

ChatGPT, interpretação de charges, comparação humano-IA

Résumé

Este estudo investiga a capacidade do modelo de inteligência artificial ChatGPT 4.0 em interpretar charges, utilizando benchmarks humanos como referência. As charges foram escolhidas por integrarem elementos verbais e não-verbais, permitindo uma avaliação detalhada de como o ChatGPT lida com nuances contextuais, humor e sátira. Os resultados demonstram que, embora o ChatGPT consiga identificar elementos visuais principais, ele enfrenta desafios significativos na compreensão de contextos mais amplos e na interpretação de humor e subtextos complexos. O estudo revela que as interpretações do ChatGPT tendem a ser superficiais e menos detalhadas em comparação com as humanas, especialmente em aspectos como estilo artístico, técnicas visuais e contextos culturais. Além disso, o ChatGPT mostra dificuldades em captar a profundidade e a intenção crítica de elementos satíricos, resultando em interpretações que não refletem completamente as mensagens implícitas nas charges. Os achados deste estudo contribuem para a compreensão das capacidades e limitações atuais dos modelos de IA na interpretação de discursos complexos, oferecendo insights valiosos para o avanço da linguística cognitiva e das tecnologias de processamento de linguagem natural.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Paulo Henrique Duque, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Coordena o grupo de pesquisa Ecocognição e Linguagem. Suas pesquisas e publicações científicas focam na abordagem ecocognitiva da linguagem, destacando a integração organismo-ambiente (físico e social) na construção de sentidos e o papel fundamental da linguagem nesse processo. Seus estudos focam na complexa relação entre informação ecológica, convenções sociais e ações coordenadas no mundo. É coautor do livro "Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências" e coorganizador do livro "Cognição e Práticas Discursivas". Tem interesse em temas que entrelaçam cognição e linguagem, incluindo jogos de linguagem e formas de vida.

Références

ALAWIDA, M.; MEJRI, S.; MEHMOOD, A.; CHIKHAOUI, B.; ABIODUN, O. I. A comprehensive study of ChatGPT: Advancements, limitations, and ethical considerations in natural language processing and cybersecurity. Information, v. 14, n. 8, p. 462, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/info14080462. Disponível em: https://www.mdpi.com/2078-2489/14/8/462 . Acesso em: 17 abr. 2024.

ANDRADE, A. C. De. A charge: análise do processo enunciativo-discursivo numa perspectiva dialógica. 2011. 329 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Centro de Artes e Comunicação, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. Disponível em:

https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15037. Acesso em: 13 abr. 2024.

BARROT, J. S. ChatGPT as a Language Learning Tool: An Emerging Technology Report. Technology, Knowledge and Learning, California, v. 28, n. 4, p. 1-6, dec. 2023. DOI: https://doi.org/10.1007/s10758-023-09711-4. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10758-023-09711-4. Acesso em: 22 ago. 2024.

CAO, Y.; ZHOU, L.; LEE, S.; CABELLO, L.; CHEN, M.; HERSHCOVICH, D. Assessing cross-cultural alignment between ChatGPT and human societies: An empirical study. In: Proceedings of the First Workshop on Cross-Cultural Considerations in NLP (C3NLP), Dubrovnik, Croatia. Association for Computational Linguistics, 2023. p. 53–67.

CAZO. Charge sobre o Dia da Árvore. Blog do AFTM. São Paulo, 22 set. 2023. Disponível em: https://anafisco.org.br/charge-dia-da-arvore/. Acesso em: 16 mar. 2024.

CONG-LEM, N.; SOYOOF, A.; TSERING, D. A systematic review of the limitations and associated opportunities of ChatGPT. International Journal of Human–Computer Interaction, 08 maio 2024, p. 718-738. DOI: 10.1080/10447318.2024.2344142. Acesso em: 29 maio 2024.

DUQUE, P. H. Discurso e cognição: uma abordagem baseada em frames. Revista da ANPOLL, v. 1, n. 39, p. 25-48, 2015. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/902. Acesso em: 29 maio 2024.

FARINA, M.; LAVAZZA, A. ChatGPT in society: emerging issues. Front. Artif. Intell, v. 6, p. 1-7, jun. 2023. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/frai.2023.1130913/full. Acesso em: 29 maio 2024.

FELDMAN, J. A. From molecule to metaphor. [S.L]: MIT Press, 2006.

GARCIA, G. I. Uma imagem, tantas possibilidades: os avanços e desafios no estudo das caricaturas. Revista em Perspectiva, v. 4, n. 1, p. 109-125, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/emperspectiva/article/view/41573. Acesso em: 29 maio 2024.

GAWRYSZEWSKI, A. Conceito de caricatura: não tem graça nenhuma. Domínios da Imagem, v. I, n. 2, p. 7-26, 2008. Disponível em: https://www.academia.edu/43273460/Conceito_de_caricatura_n%C3%A3o_tem_gra%C3%A7a_nenhuma. Acesso em: 29 maio 2024.

GHOSH, A.; JAIN, S.; KAPOOR, A.; KUMAR, V.; AGARWAL, P. Exploring the frontier of vision-language models: A survey of current methodologies and future directions. Artificial Intelligence Review, v. 2, p. 1-16, abr. 2024. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2404.07214. Acesso em: 29 maio 2024.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.

HE, S.; CHEN, Y.; XIA, Y.; LI, Y.; LIANG, H-N.; YU, L. Visual harmony: Text-visual interplay in circular infographics. Journal of Visualization, v. 27, p. 255-271, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2402.05798. Acesso em: 29 maio 2024.

HESSEL, J.; MARASOVIC, A.; HWANG, J. D.; LEE, L.; DA, J.; ZELLERS, R.; MANKOFF, R.; CHOI, Y. Do Androids Laugh at Electric Sheep? Humor “Understanding” Benchmarks from The New Yorker Caption Contest. In: Proceedings of the 61st Annual Meeting of the Association for Computational Linguistics, Toronto, jul, p. 688-714, 2023.

HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. London: Polity Press, 1988.

HUA, S. Y.; JIN, S. C.; JIANG, S. Y. The Limitations and Ethical Considerations of ChatGPT. Data Intelligence, v. 6, n. 1, p. 201–239, 2024. DOI: 10.1162/dint_a_00243. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/376740720_The_Limitations_and_Ethical_Considerations_of_ChatGPT. Acesso em: 29 maio 2024.

JOHNSON, M. The body in the mind: The bodily basis of meaning, imagination, and Reason. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

KENNEY, N. M. A Brief Analysis of the Architecture, Limitations, and Impacts of ChatGPT. Georgia: Georgia Institute of Technology, 2023. DOI: https://zenodo.org/doi/10.5281/zenodo.7762244. Disponível em: https://zenodo.org/records/7762245. Acesso em: 12 abril 2024.

KRESS, G. R. Multimodality: A Social Semiotic Approach to Contemporary Communication. London e New York: Routledge, 2010.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal discourse: the modes and media of contemporary communication. London: Hodder Arnold, 2001.

LAKOFF, G. Women, fire, and dangerous things: What categories reveal about the mind. Chicago: University of Chicago Press, 1987.

MANDLER, J. M.; CÁNOVAS, C. P. On defining image schemas. Language and Cognition, v. 6, n. 4, p. 510–532, 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269931714_On_defining_image_schemas. Acesso em: 29 maio 2024.

NADELLA, G. Visual ChatGPT: A comprehensive guide to multimodal AI. Analytics Vidhya, 13 de março de 2024. Disponível em: https://www.analyticsvidhya.com/blog/2023/03/power-of-visual-chatgpt-conversations-with-ai-and-images/. Acesso em: 15 março 2024.

SANDLER, M.; CHOUNG, H.; ROSS, A.; DAVID, P. A Linguistic Comparison between Human and ChatGPT-Generated Conversations. ArXiv, v. 3, p. 1 – 15, abr, 2024. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2401.16587. Acesso em: 29 maio 2024.

SCHANK, R. C.; ABELSON, R. P. Scripts, plans, goals, and understanding: An inquiry into human knowledge structures. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1977.

SCHMOCK. Charge sobre as viagens de Lula e Janja. Revista Oeste. São Paulo, 23 jun. 2023. Disponível em: https://revistaoeste.com/politica/charge-da-semana-46/. Acesso em: 16 mar. 2024.

SOUZA, I. C. de O. A charge como fonte e representação da informação no desenvolvimento político brasileiro. 2018. 194 f. Tese (Doutorado) – Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/27843. Acesso em: 23 ago. 2024.

SPENNEMANN, D. H. R. ChatGPT and the generation of digitally born “knowledge”: How does a generative AI language model interpret cultural heritage values? Knowledge, v. 3, n. 3, p. 480-512, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/knowledge3030032. Acesso em: 29 maio 2024.

VASWANI, A.; SHAZEER, N.; PARMAR, N.; USZKOREIT, J.; JONES, L.; GOMEZ, A. N.; KAISER, L.; POLOSUKHIN, I. Attention is All You Need. In: Advances in Neural Information Processing Systems, 2017. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/1706.03762. Acesso em: 11 mar. 2024.

VEREZA, S. Entrelaçando frames: a construção do sentido metafórico na linguagem em uso. Cadernos de Estudos Linguísticos, n. 1, v. 55, p. 109-125, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v55i1.8636598. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636598. Acesso em: 22 ago. 2024.

ZENG, Y.; ZHANG, H.; ZHENG, J.; XIA, J.; WEI, G.; WEI, Y.; ZHANG, Y.; KONG, T. What Matters in Training a GPT4-Style Language Model with Multimodal Inputs? ArXiv, 2023. Disponível em: https://arxiv.org/pdf/2307.02469. Acesso em: 29 maio 2024.

Téléchargements

Publiée

2024-10-09

Comment citer

DUQUE, P. H. ChatGPT 4.0: desafios na interpretação de textos multimodais. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 16, n. 2, p. 110–130, 2024. DOI: 10.46230/lef.v16i2.13157. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/13157. Acesso em: 24 nov. 2024.