(Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46230/2674-8266-13-5569

Palabras clave:

Pedagogia dos multiletramentos, Letramento sociointeracional crítico, Ensino de línguas, Material didático

Resumen

Várias são as contribuições que podemos depreender do manifesto A Pedagogy of Multiliteracies: designing social futures, publicado pelo Grupo de Nova Londres em 1996, dentre as quais se destacam a noção de multiletramentos; a ideia da criação de condições de aprendizagem que levem os aprendizes a terem uma participação social ativa; a necessidade de educar para três esferas da vida: a vida pública, a vida privada, e a vida produtiva; o conceito de projetos de significados (designs); o reconhecimento de elementos de significação que extrapolam significados linguísticos; e a proposta de pedagogia dos multiletramentos. Este ensaio se propõe a discutir uma possível (re)interpretação da pedagogia dos multiletramentos, pensando em sua implementação e possíveis implicações, (re)pensando não apenas sobre sua proposta, mas também refletindo sobre sua implementação na preparação de currículos, materiais didáticos e planos de aula para o ensino de línguas. A discussão aqui conduzida já serviu de embasamento teórico para duas coleções didáticas para o ensino de inglês (TILIO, 2015, 2016), tendo sido a segunda aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BALTAR, M., BEZERRA. C. Paulo Freire e os estudos críticos do letramento: o sulear e a relação BARBOSA-SILVA, T. R. Pedagogia dos Multiletramentos: principais proposições metodológicas e pesquisa no âmbito nacional. Letras, Santa Maria, v. 26, n. 52, p. 11-23, jan./jun. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/25319. Acesso em: 14 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria De Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Volume 1: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 14 jun. 2021.

CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A tale of differences: Comparing the traditions, perspectives, and educational goals of critical reading and critical literacy. Reading Online, 4(9). Abril de 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/334372467_A_Tale_of_Differences_Comparing_the_Traditions_Perspectives_and_Educational_Goals_of_Critical_Reading_and_Critical_Literacy. Acesso em: 14 jun. 2021.

COPE, B.; KALANTZIS, M. (Eds.) Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Literacies. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

KERN, R. Literacy-based teaching. In: RICHARDS, J.; BURNS, A. (Eds.) The Cambridge guide to pedagogy and practice in second language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

MARX, K. [1844] Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.

ROJO, R. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

THE NEW LONDON GROUP. A pedagogy of multiliteracies: Designing social futures. Harvard Educational Review, Cambridge, MA, v. 66, n. 1, p. 60-92, Spring 1996. Disponível em: http://newarcproject.pbworks.com/f/Pedagogy+of+Multiliteracies_New+London+Group.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.

TILIO, R. Voices Plus. v. 1-3. São Paulo: Richmond, 2016.

TILIO, R. Voices. v. 1-4. São Paulo: Richmond, 2015.

TILIO, R.; SCHLUDE, V. Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz da concepção bakhtiniana de linguagem. The ESPecialist, v. 41, n. 5, 2020.

VIGOTSKI. L. S. [1978] A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WIDDOWSON, H. G. Aspects of Language Teaching. Oxford: Oxford University Press, 1990.

Publicado

2021-06-25

Cómo citar

TILIO, R. (Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos. Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 33–42, 2021. DOI: 10.46230/2674-8266-13-5569. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/5569. Acesso em: 21 nov. 2024.