MARCAS DA ENUNCIAÇÃO NO GÊNERO NOTÍCIA
Palabras clave:
Enunciação, Debreagem, ProximidadeResumen
Este trabalho aborda o processo enunciativo em textos escritos destinados a crianças. Tem como objetivo identificar as marcas da enunciação que acarretam a subjetividade da linguagem. Para isso, são analisados os mecanismos de embreagem e debreagem actancial, responsáveis pela produção de efeitos de sentido de proximidade entre os interlocutores. Procura-se também demonstrar que expressões linguísticas, típicas da oralidade, são utilizadas intencionalmente pelo enunciador na tentativa de persuadir seu enunciatário.
Descargas
Citas
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BARROS, D.L.P. Interação em anúncios publicitários. In:PRETI, Dino (org.) Interação na fala e na escrita. São Paulo: Humanitas, 2002.
BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 1995.
______. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.
FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 2010.
GREIMAS, A. J. e COURTÉS, J. Dicionário de semiótica. São Paulo: Contexto, 2011.
HILGUERT, J. G. A oralidade em textos escritos: reflexões à luz de uma teoria de texto. Calidoscópio, Porto Alegre, v. 9, n.3, p. 171-179, set/dez 2011.
HILGUERT, J. G. Língua Falada e comunicação. Calidoscópio, Porto Alegre, v. 5, n.2, p. 69-76, mai/ago 2007.
Site consultado:
http://blogs.estadao.com.br/estadinho/
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Paulo da Silva Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).