PELOS CAMINHOS DO LETRAMENTO VISUAL: POR UMA PROPOSTA MULTIMODAL DE LEITURA CRÍTICA DE IMAGENS
Palabras clave:
Letramento Visual, Multimodalidade, Abordagem PedagógicaResumen
Este artigo observa a prática pedagógica de quatro professores de inglês como Língua Estrangeira (ILE) de uma universidade pública do nordeste do Brasil. Se apóia em estudos que conciliam a Gramática Visual de Kress & van Leeuwen (2006) a sua aplicação no contexto educacional. Os resultados demonstram que a abordagem das imagens na sala de ILE é feita de maneira não sistemática por professores que carecem de instrução sobre como proceder em relação à exploração das imagens enquanto recursos semióticos capazes de promover um aprendizado mais crítico e reflexivo.
Descargas
Citas
ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Perspectivas em Análise Visual do fotojornalismo ao blog. João Pessoa, Editora Universitária, 2008, 84 p.
_________. Do texto às imagens: as novas fronteiras do letramento visual. In: R.C.M. PEREIRA e P. ROCA(Orgs.), LingüísticaAplicada: Um Caminho com DiferentesAcessos. São Paulo, Contexto, 2009, p. 173-202.
_________. Multimodalidade e Ensino: Integrando o Texto e o Contexto em Estruturas Visuais. In: Barbara, L. & E. Moyano (Eds.). Exploraciones sistémico-funcionales en portugués y español.
Textos y lenguaje académico. Los Polvorines/San Pablo: UNGS-PUCSP. 2010. AT&T Knowledge Network Explorer. 21st Century Literacies: Visual Literacy. Disponível em: http://www.kn.pacbell.com/wire/21stcent/visual.html. 2002. Acesso em: 06/05/2010.
BATISTA, C.C.F. et al. Inglês Instrumental: praticando a leitura. João Pessoa, [s.n.]. 2008, p. 3-38.
BRASIL. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: volume 1. Linguagens, códigos e suas tecnologias/Secretaria de Educação Básica: conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: MEC / SEB, 2006. p. 87-124.
BROWETT, J. Critical Literacy and Visual Texts: Windows on Culture. Impact, v. 11, n.2, 2002. p.24-29. Disponível em: http://www.fp.education.tas.gov.au/English/browett.htm. Acesso em:
22/08/2009.
CALLOW, J. Talking about visual texts with students. 2003. Reading Online. Disponível em: http://www.readingonline.org/articles/art_index.asp?HREF=callow/index.html. Acesso em: 03/10/2009.
COSCARELLI, C. V. Leitura em ambiente multimídia e a produção de inferências. In: GUIMARÃES, Ângelo de M. (Ed.) Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Belo
Horizonte: DCC/UFMG, nov. 1996, p. 449-456. Disponível em: http://bbs.metalink.com.br/~lcoscarelli/SBIE.pdf. Acesso em: 29/06/2010.
CUNHA, M.A.F.; SOUZA, M.M. Situando o Funcionalismo. In: Transitividade e seus contextos de uso. Rio de Janeiro, Lucerna, 2007, p. 17-28.
FREIRE, P. Primeira carta: Ensinar –Aprender Leitura do mundo – Leitura da palavra. In: Professora sim, tia não – cartas a quem ousa ensinar. São Paulo, Olho d’água, 1997, p. 19-26.
GOLDSTEIN, B. Framework. Level 3B. Student’s Book and Workbook. London: Richmond. 2004.
HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. 2 ª ed. London, Edward Arnold. 1994.
HEYER, S. True Stories in the news: a beginning reader. 2ª ed. Harlow, Longman, 1996, p. 22-23.
JEFFERY, P.; LLOYD, M. Framework. Level 4. Student’s Book and Workbook. London: Richmond, 2004, p. 62-74.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. 2ª ed., London, Routledge. 2006.
OLIVEIRA, S. Texto Visual e Leitura Crítica: o dito, o omitido, o sugerido. Linguagem & Ensino,
v. 9, n.1, 2006, p. 15-39. Disponível em: http://rle.ucpel.tche.br/php/edicoes/v9n1/sara_oliveira.pdf.
Acesso em: 19/04/2009.
_________. Texto visual, estereótipos de gênero e o livro didático de língua estrangeira. Scielo Brasil, v.47, n.1. 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-18132008000100006&script=sci_arttext. Acesso em: 03/10/2009.
STOKES, S. Visual Literacy in teaching and learning: A literature perspective. Eletronic Journal for the Integration of Technology in Education, v.1, n.1, 2002, p. 10-19. Disponível em: http://
ejite.isu.edu/Volume1No1/pdfs/stokes.pdf. Acesso em: 06/05/2010.
UNSWORTH, L. Describing Visual Literacies. In: Teaching Multiliteracies across the Curriculum – changing contexts of texts and image in classroom practice. Philadelphia, Open University
Press, 2001, p. 71-112.
__________. Towards a metalanguage for multiliteracies education: Describing the meaning-making resources of language-image interaction. English Teaching: Practice and Critique. v. 5, n.1, 2006, p.55-76. Disponível em: http://education.waikato.ac.nz/research/files/etpc/2006v5n1art4.pdf.Acesso em: 23/09/2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Danielle Barbosa Almeida
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).