O ESCÂNDALO POLÍTICO NO GOVERNO LULA E SUA CONSTRUÇÃO MIDIÁTICA: REPRESENTAÇÃO E METÁFORA
Palabras clave:
Mídia, Escândalo político, Representação, MetáforaResumen
Este trabalho consiste na investigação dos processos lingüísticos envolvidos na construção discursivo-midiática de um episódio ocorrido no governo Lula que ficou conhecido como o “escândalo do mensalão”. Ele traz uma discussão sobre as formas de investimento de sentido que constituem esse evento midiático e suas implicações éticas e políticas. A análise toma como referência a discussão que Fairclough (2001, 2003) propõe sobre os processos metafóricos, a teorização que Thompson (2002) propõe sobre o “escândalo político” enquanto fenômeno midiático e algumas questões postas pela semiótica cultural no que diz respeito à análise da cor como informação.
Descargas
Citas
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.
_____. Analysing Discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.
FERREIRA, R. Guerra na língua: mídia, poder e terrorismo. Fortaleza: Eduece, 2007.
GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Anna Blume, 2004.
_____. As cores na mídia: a organização da cor-informação no jornalismo. São Paulo:Anna Blume, 2003.
LIMA, R.L.A. Vozes em cena: as disputas simbólicas de sentido no espaço público mediatizado. Disponível em: <http://reposcom.portcom.intercom.org.br/dspace/handle/1904/ 18654>.Acesso em: 20 jan. 2008.
MAN, P. A epistemologia da metáfora. In SACKS, S. (Org.). Da metáfora. Trad. Franciscus W. A. M et al. São Paulo: Educ/Pontes, 1992, pp.19-34.
PASTOREAU, M. Couleurs, images, symbols: études d’histoire et d’anthropologie. Paris: Le Léopard d’or, 1989 apud GUIMARÃES, L. A cor como informação: a construção biofísica, lingüística e cultural da simbologia das cores. 3. ed. São Paulo: Anna Blume, 2004.
RAJAGOPALAN, K. & ARROJO, R. A noção de literalidade: metáfora primordial. In ARROJO, R. (org). O signo desconstruído: implicações para a tradução, a leitura e o ensino. Campinas: Pontes Editores, 1992, pp.47-55.
RODRIGUES, A.D. Estratégias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1997.
THOMPSON, J.B. O escândalo político: poder e visibilidade na era da mídia. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Ruberval Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).