“A VOZ RESISTE, A FALA INSISTE”: O ETHOS VOCAL EM CANÇÕES DO PESSOAL DO CEARÁ
Palabras clave:
Investimento vocal, Ethos, CançãoResumen
Este trabalho analisa o ethos no investimento vocal de quatro gravações da canção “A palo seco” (Belchior; 1974; 1976; Fagner, 1974; Ednardo, 1975), a fim de investigarmos se as constatações de Costa (2001; 2011) a respeito do ethos áspero do Pessoal do Ceará também se confirmam nessa dimensão. Utilizamos o aporte da Análise do Discurso, delineada por Maingueneau, e a aplicação que Costa faz dessa teoria ao discurso literomusical. Observamos um hipertimbre agudo/metálico nas vozes de Ednardo e de Fagner e uma hipernasalidade na voz de Belchior, que tornam evidente uma ausência de equilíbrio nos fatores de ressonância. No entanto, o esforço físico que tais qualidades vocais aparentam pode ser visto como uma transgressão, o que denota, para essa dimensão do investimento vocal, um tom polêmico, quando comparada a outros surgidos no campo discursivo literomusical brasileiro. Como esse tom não se separa de um caráter, tais qualidades vocais contribuem para que o ouvinte elabore para o fiador um ethos questionador e agressivo, semelhante àquele já constatado por Costa no plano verbal das canções. Tal ethos vocal participa, desse modo, da composição de diversos temas e de tons das canções.
Descargas
Citas
ASSASINAS, mamonas. Mamonas assassinas. Rio de Janeiro: EMI, 1995. 1 CD.
BELCHIOR, A. C. G. F. F. A palo seco. Continental, 1974.______. A palo seco. In: BELCHIOR, A. C. G. F. F. A palo seco. Continental, 1974. Faixa 2.______. A palo seco. Intérprete: Ednardo. In: EDNARDO, J. S.C.S. O romance do pavão mysteriozo. (VIK) RCA Victor, 1974. Faixa 10.______. A palo seco. Intérprete: Fagner, R. C. L. Ave noturna. Continental, 1975. Faixa 2.
COSTA, N. B. da. A produção do discurso literomusical brasileiro. 2001. 230 p. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem – área de concentração Análise do Discurso) – Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2001.______. N. B. Música Popular, Linguagem e Sociedade: Analisando o discurso literomusical brasileiro. Curitiba: Appris, 2011.
DINHO; BENTO. Uma arlinda mulher. In: Mamonas assassinas. EMI, 1995. Faixa 7.
MAINGUENEAU, D. O contexto da obra literária. Tradução de Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 2001.______. Gênese do discurso. São Paulo: Parábola, 2008c______. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth.(org.). Imagens de si no Discurso: A construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2005b.
MENDES, M. das D. N. “O duro aço da voz”: investimento vocal, cenografia e ethos em canções do pessoal do Ceará. 2013. 339 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2013.
SANCHES, P. A. Como dois e dois são cinco. São Paulo: Boitempo editorial, 2004.
SEIXAS, R. S. Há dez mil anos atrás. Phillips, 1976.______; COELHO, P. Eu também vou reclamar. In: SEIXAS, R. Há dez mil anos atrás. Rio de Janeiro: Phillips, 1976.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Maria das Dores Nogueira Mendes, Lúcio Flávio Gondim da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).