Argumentation, point of view and irony in posts @desenhosdonando profile

Authors

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14574

Keywords:

argumentative functioning, irony, point of view

Abstract

Understanding irony as a textual-discursive specificity capable of constructing and directing the argumentative orientation of the text, being a strategic tool to engage and persuade the interlocutor, this article aims to understand the argumentative functioning of irony from an enunciative perspective. To this end, it analyzes posts by the Brazilian illustrator Nando Motta, published on the Instagram profile @desenhosdonando, having as a theoretical contribution an interface between Brazilian Textual Linguistics, mainly from Cavalcante et al. (2022), Cavalcante, Brito and Faria (2023), Silva and Brito (2022) and Cavalcante and Brito (2024), the Theory of Argumentation in Discourse, by Amossy (2008; 2011; 2018), and the Theory of Enunciation by Rabatel (2010; 2012; 2016; 2021). The analysis allowed us to observe that irony acts as a strong argumentative resource in texts, crucial for directing the reader towards the path of meaning intended by the speakers, one that is affiliated with the real POV they reinforced. Furthermore, it was also demonstrated that the interpretation of irony requires (con)textual, interactional and enunciative factors, without which its recognition cannot be possible.

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Author Biographies

Ananias Agostinho da Silva, Federal Rural University of Semi-Árido

Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2012). Graduado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2010). É professor adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, atuando no curso de Letras-Português, do Campus Multidisciplinar de Caraúbas. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), da associação ampla entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. É também professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), Unidade de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Mailson de Lima Cavalcante, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorando e mestre em Ensino na linha Línguas e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da Universidade Federal do Rural do Semi-árido (UFERSA), em associação com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa, Literatura e Artes (FAVENI). Graduado em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela UFERSA, e em pedagogia pela UNIBF Centro Universitário. Tem experiência como professor substituto no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH/ UFERSA). É membro do Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos do Texto (GPELT/UFERSA), do grupo de pesquisa "Oralidade, Letramentos e Ensino" (ORALE/UFERSA) e do grupo de pesquisa "Linguagens e Internet" (GLINET/UFERSA). Atua como pesquisador na área da Linguística de Texto, com foco de pesquisa em temas como texto, gêneros do discurso, argumentação e ensino de Língua Portuguesa. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa no município de Caraúbas, RN.

Maria Alice Almeida Sales do Nascimento, Federal Rural University of Semi-Árido

Mestra em Ensino (POSENSINO) pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, em associação com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Graduada Letras-Português pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e no Programa de Residência Pedagógica (PRP). Atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa e Produção Textual no município de Caraúbas, Rio Grande do Norte.

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Published

2025-07-07

How to Cite

DA SILVA, A. A.; CAVALCANTE, F. M. de L.; NASCIMENTO, M. A. A. S. do. Argumentation, point of view and irony in posts @desenhosdonando profile. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 7–29, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.14574. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14574. Acesso em: 5 dec. 2025.