Identity Discursive Studies in Education
Biographical Writing as a Path for Transformation
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2912Keywords:
Discourse, Education, Identity, Authorial WrittenAbstract
Neste artigo propomos uma proposta de investigação, centrada no estudo da linguagem sob enfoque discursivo, sobre o papel de projetos educacionais de caráter transgressor (HOOKS, 2013) e voltados ao enfrentamento das desigualdades sociais e, em especial, de desigualdades de gênero-raça-classe. Apresentamos nossas análises discursivas das auto-transformações identitárias de professoras participantes do Projeto Mulheres Inspiradoras (PMI), atualmente política pública da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Nosso aporte teórico centra-se na Análise de Discurso Crítica, em diálogo transdisciplinar com a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1967; GIROUX, 1997; e HOOKS, 2013); com estudos decoloniais (BALESTRIN, 2013; LUGONES, 2008; QUIJANO, 2014) e com estudos feministas, sobretudo de perspectiva também decolonial e negra (ADICHIE, 2015; RIBEIRO, 2018, LUGONES, 2014). Analisaremos a produção escrita autoral de cunho biográfico de professores/as participantes do Programa de Ampliação do Projeto Mulheres Inspiradoras em 2017. Utilizaremos como arcabouço metodológico as diretrizes da Análise de Discurso Crítica (CHOULIARAKI e FAIRCLOUGH, 1999). A geração de dados desta pesquisa qualitativa, com viés etnográfico discursivo, se orientou para textos de cunho biográfico que se revelou potente para a compreensão das mudanças identitárias discursivas dos/as professores/as.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, G. V. P. Projeto Mulheres Inspiradoras: a pedagogia de projetos e o fortalecimento da identidade dos estudantes e das estudantes. 2015. Monografia (Especialização em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
ALVES, G. Carta de algum lugar do futuro: narrativas de cunho biográfico/ Estratégia de geração de dados – uma proposta “desencaixada” e reflexiva. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, v. 19, n. 3, p. 145-164, 2018.
ARONOWITZ, S.; GIROUX, H. Education under siege. London: Routledge & Kegan Paul, 1987.
BACH JR., J. O trabalho biográfico como fonte de aprendizado: autoeducação e fenomenologia de Goethe. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 74, p. 233-250, 2019.
BALLESTRIN, L. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 11, p. 89-117, maio-ago., 2013.
DIAS, J. F. Pensar, sentir, agir na educação: estudos discursivos engajados com a mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2019. (No prelo).
DIAS, J. F. Conscientização Linguística Crítica e mudança identitária de professor: práticas de leitura escolar. In: APARECIDO, Kleber (Org.). Letramentos, Discursos Midiáticos e Identidades: Novas perspectivas. São Paulo: Pontes Editores, 2015. p. 135-160.
DIAS, J.; ALBUQUERQUE, G. Carta a uma professora: “não quero ser invisível, quero ser professora”. Cadernos de linguagem e sociedade, Brasília, v. 19, n. 3, p. 7-18, 2018.
DIAS, J.; COROA, M.; LIMA, S. Criar, resistir e transgredir: pedagogia crítica de projetos e práticas de insurgências na educação e nos estudos da linguagem. Cadernos de linguagem e sociedade, Brasília, v. 19, n. 3, p. 29-48, 2018.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge. 2003.
______. A dialética do Discurso. Tradução de Maria Izabel Magalhães. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
FRANCHI, E. P. (Org.). A causa dos professores. Campinas, SP: Papirus Editora, 1995.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 19. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Tradução de Daniel Bueno. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
______. Love as the Practice of Freedom. In: ______. Outlaw Culture. Resisting Representations. Nova Iorque: Routledge, 2006. p. 243-250.
LUGONES, M. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, jul.-dic., 2008.
MAGALHÃES, I; MARTINS, A. R.; RESENDE, V. M. Análise de Discurso Crítica: um método de pesquisa qualitativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2017.
PEDRO, E. R. Análise crítica do discurso: aspectos teóricos, metodológicos e analíticos. In: ______ (Org). Análise Crítica do Discurso: uma perspectiva sociopolítica e funcional. Lisboa: Caminho Editorial, 1997.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder y clasificación social. In: ______. Cuestiones y horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Buenos Aires: CLACSO, 2014.
RAMALHO, V; RESENDE, V. M. Análise de discurso (para a) crítica: o texto como material de pesquisa. v. 1. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. (Coleção Linguagem e sociedade).
RESENDE, V. M.; RAMALHO, V. Análise de Discurso Crítica. 2. ed. 2. reimp. São Paulo. SP: Contexto, 2014.
RIBEIRO, D. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
VIEIRA, V. G. B. Formação e identidade docente no contexto de ampliação do Projeto Mulheres Inspiradoras sob a ótica da Análise de Discurso Crítica. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Juliana de Freitas Dias, Vanessa Tavares de Matos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).