A DISCUSSÃO RACIAL NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS DOCENTES?

Authors

  • Flavia Coutinho Ferreira Sampaio UFF
  • Xoán Carlos Lagares UFF

Keywords:

Língua espanhola, Racismo, Escola pública

Abstract

No presente artigo, fazemos uma reflexão sobre o espaço dado à discussão racial nas aulas de língua espanhola das redes públicas de ensino. A partir da análise de questionários respondidos por docentes da disciplina, foi possível perceber que muitos ainda encontram dificuldades para abordar questões raciais, embora sintam a necessidade de se aprofundar na temática com os discentes, visto que casos de racismo são recorrentes no cotidiano escolar. Nesse sentido, a proposta de pensar como a abordagem do tema vem sendo (ou não) feita pelos professores, tem o objetivo de ponderar sobre como o ensino de língua estrangeira pode vir a ser uma ferramenta a mais na luta contra o racismo.

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Published

2019-09-23

How to Cite

SAMPAIO, F. C. F.; LAGARES, X. C. A DISCUSSÃO RACIAL NA AULA DE LÍNGUA ESPANHOLA: O QUE PENSAM E COMO ATUAM OS DOCENTES?. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 103–114, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1911. Acesso em: 28 nov. 2024.