AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO “VONTADE DE SABER PORTUGUÊS” DO 8º ANO
Keywords:
Ensino da oralidade, Argumentação, Gênero DebateAbstract
Este trabalho é recorte de uma pesquisa maior e o objetivo é analisar o livro didático “Vontade de Saber Português”, de Rosimeire Alves; Tatiane Brugnerotto. A análise verificou as propostas de produções textuais dos gêneros orais da esfera do argumentar presentes no livro didático, bem como comparou com o que propõe os PCN sobre as propostas textuais dos gêneros argumentativos da oralidade. Como suporte teórico nos baseamos, principalmente, em Schneuwly; Dolz (2004;1999), Gonçalves (2009), Ribeiro (2009), Bakhtin (1997), Barbisan (2007), Perelman; Obrechts-Tyteca (2005). Verificamos que o LD apresenta dezessete propostas de produções, em que doze estão voltadas para a produção escrita e cinco para a produção oral. Constatamos que das cinco produções orais somente uma é argumentativa, dessa forma o livro didático trabalha minimamente a modalidade oral. Concluímos não haver uma adequada imersão de gêneros orais da esfera do argumentar presentes nas propostas de produções textuais do LD analisado.
Downloads
References
BARBISAN, L. B. Uma proposta para o ensino da argumentação. Letras de Hoje. Porto Alegre, v. 42, n. 2, p. 111-138, junho, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. (2013). Guia de livros didáticos PNLD 2014: Língua Portuguesa: ensino fundamental: anos finais. - Ministério da Educação, Brasília: MEC.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
COSCARELLI, C. V. Gêneros textuais na escola. Veredas On Line– Ensino– 2/2007, p. 78-86–PPG- Linguística/UFJF – Juiz de Fora. Disponível: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo051.pdf>. Acesso: 15 out. 2015.
GONÇALVES, L. F. O gênero oral debate em sala de aula: um estudo de caso. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa), Pontifícia Universidade Católica de São PauloPUC, São Paulo, 2009.
LEITÃO, A. A. P. Verbetes da Wikipedia como gênero digital: conteúdo, estilo e construção composicional. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Multimodalidade e Ensino. 1ª ed. Recife, 2008. Disponível em: <https://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/anais/Andre-AlexandrePadilha.pdf>. Acesso: 15 out. 2015.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2002.
______. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2003.
PERELMAN, C; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. Trad. Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
RIBEIRO, R. M. A construção da argumentação oral em contexto de ensino. São Paulo: Cortez, 2009.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Os Gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros orais e escritos na escola / Tradução e organização ROJO. R.; CORDEIRO. G. L. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
______. Os Gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação. Tradução de Glaís Sales Cordeiro. Rio de Janeiro, nº 11, p. 05-16, Mai/Jun/Jul/Ago, 1999.
SILVA, I. M. M. O tratamento da argumentação em livros didáticos: uma contribuição para o trabalho para o trabalho com a oralidade em sala de aula. 2009. 217 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Linguagem) - Universidade Católica de Pernambuco-UNICAMP, Recife, 2009.
TAVARES, R. A. A.; BRUGNEROTTO, T. Vontade de Saber Português, 8º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Bárbara Olímpia Ramos de Melo, Carmem Lúcia da Cunha Rocha
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).