AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO “VONTADE DE SABER PORTUGUÊS” DO 8º ANO

Authors

  • Bárbara Olímpia Ramos de Melo UESPI
  • Carmem Lúcia da Cunha Rocha UESPI

Keywords:

Ensino da oralidade, Argumentação, Gênero Debate

Abstract

Este trabalho é recorte de uma pesquisa maior e o objetivo é analisar o livro didático “Vontade de Saber Português”, de Rosimeire Alves; Tatiane Brugnerotto. A análise verificou as propostas de produções textuais dos gêneros orais da esfera do argumentar presentes no livro didático, bem como comparou com o que propõe os PCN sobre as propostas textuais dos gêneros argumentativos da oralidade. Como suporte teórico nos baseamos, principalmente, em Schneuwly; Dolz (2004;1999), Gonçalves (2009), Ribeiro (2009), Bakhtin (1997), Barbisan (2007), Perelman; Obrechts-Tyteca (2005). Verificamos que o LD apresenta dezessete propostas de produções, em que doze estão voltadas para a produção escrita e cinco para a produção oral. Constatamos que das cinco produções orais somente uma é argumentativa, dessa forma o livro didático trabalha minimamente a modalidade oral. Concluímos não haver uma adequada imersão de gêneros orais da esfera do argumentar presentes nas propostas de produções textuais do LD analisado.

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Published

2019-09-19

How to Cite

DE MELO, B. O. R.; ROCHA, C. L. da C. AS PROPOSTAS DE PRODUÇÕES ORAIS DE GÊNEROS ARGUMENTATIVOS NO LIVRO “VONTADE DE SABER PORTUGUÊS” DO 8º ANO. Linguagem em Foco Scientific Journal, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 29–42, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1877. Acesso em: 25 nov. 2024.