LÍNGUA, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR:
PROCESSO IDENTITÁRIO E FIXAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TURMAS DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO
Keywords:
Gêneros discursivos orais, Identidades, Representações estereotípicasAbstract
Os gêneros discursivos orais, quando expressos no espaço da sala de aula, inquietam a todos aqueles envolvidos no processo ensino-aprendizagem e geram controvérsias quanto a sua legitimidade. Aliada a essa constatação, a oralidade ainda é relegada nos currículos escolares. A língua evidencia, na concretude do discurso, aspectos socioideológicos e pluriculturais pujantes, a partir dos quais é possível assinalar os perfis identitários ou revelar padrões de estereótipos com os quais determinados grupos de falantes são representados. Entre esses grupos circulam não somente os discentes,mas também os docentes, que por não se encaixarem em protótipos linguísticos de prestígio são, visivelmente, estereotipados, ligados a “meios sociais e culturais inferiores” e são afetados em sua condição de comunicabilidade.
Downloads
References
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar,2005.
CORONA, Lúcia C. Guimarães. NAGEL, Lízia Helena. Preconceitos e estereótipos em professores e alunos. Petrópolis: Vozes, 1978.
LOPES, Luiz Paulo da Moita. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
_____. O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Um ponto de partida: falamos mais do que escrevemos. In:
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paixa. Fala e escrita. Pernambuco: Autêntica, 2007. p. 31-56.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Alteridade e construção de identidades pedagógicas: (re)visitando teorias dialógicas. In: MAGALHÃES, Izabel; GRIGOLETTO, Marisa; CORACINI, Maria José. (Org.). Práticas Identitárias: língua e discurso. São Carlos, SP: Claraluz, 2006.
PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia Social dos Estereótipos. São Paulo: E.P.U., 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 73 a 102.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Tatiane Malheiros Alves, Rita de Cássia Mendes Pereira
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).