LETRAMENTOS EM QUESTÃO: UM RESGATE HISTÓRICO
Keywords:
Letramentos, Multiletramentos, Agente de letramentoAbstract
Este artigo pretende fazer uma breve descrição das teorias que englobam os estudos dos letramentos e discorrerá sobre as questões iniciais de Heath (1983) e Street (1984) até os estudos mais atuais. Para tanto, o dividiremos em três décadas, 80, 90 e 2000. Na década de 80, os estudos voltam-se para a análise dos usos da escrita e da leitura na vida das pessoas (HAMILTON, BARTON, 2000). É, em torno da década de 90, que os pesquisadores percebem que o tema já não pode mais ser utilizado no singular e debruçam-se sob as diversas formas de se construir e interpretar a linguagem, por meio das variadas formas de comunicação. Já os estudos dos anos 2000 ampliam as concepções anteriores e buscam a análise das múltiplas formas de se analisar as diversas linguagens (LANKSHEAR E KNOBEL, 2007) e (JANKS, 2010). Para a efetivação desse trabalho em sala de aula, advoga-se a necessidade de ação de um agente de letramento (KLEIMAN, 2006).
Downloads
References
BARTON, David; HAMILTON, Mary. Literacy practices. In: Situated Literacies : Reading and Writing in Context. Edited by BARTON, David; HAMILTON; Mary; IVANIC, Roz . Routledge, Londres, 2000, pp. 7-15.
CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim; et al (THE NEW LONDON GROUP). Pedagogy of multiliteracies: designing the social futures. In: Harvard Educational Review, v. 66, n. 1 Spring, 1996, p. 60-92.
CUNHA, Rosana. O jornal escolar sob a ótica do ensino de gênero e da formação continuada do professor. 2010, p. 141-161.
HEATH, S. B. What no bedtime story means: narrative skills at home and school. In: Language and society, II. 1982, p. 49-76.
HEATH, S. B. Ways with words: language, life, and work in communities and classrooms. New York, Cambridge University Press,1983.
JANKS, Hilary. Literacy and power. Nova York: Routledge, 2010.
JANKS, Hilary. The importance of critical literacy. In: English Teaching: practice and critique, May, 2012, Volume 11, número 1, p.150-163.
JANKS, Hilary. Critical literacy in teaching and researching. In: Education Inquiry: vol 04, n°2, Junho de 2013, pp. 225-242.
JANKS, Hilary. Panorama sobre letramento crítico. In: JESUS, Dánie Marcelo de; CARBONIERI, Divanize. Orgs. Práticas de Multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas-SP: Pontes editores, 2016, p. 21-39.
KLEIMAN, Angela B.. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, Angela B. Os significados do letramento. Campinas: Mercado de letras, 1995, pp. 15-61.
KLEIMAN, Angela B. Processos identitários na formação profissional : o professor como agente de letramento. In: CORREA, Manoel Luiz Gonçalves; BOCH, Françoise org. Ensino de língua: representação e letramento. Campinas, 2006, pp. 75-91.
LANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele. Sampling the “new” in the new literacies. In: A New Literacy Sampler (new literacies and digital epistemologies). ANKSHEAR, Colin; KNOBEL, Michele (Editors). New York, Peter Lang, 2007, pp. 1-24.
ROJO, Roxane. Pedagogia dos multiletramentos. In: ROJO, Roxane ; MOURA, Eduardo (org). Multiletramentos na escola. São Paulo:Parábola Editorial, 2012, pp. 11-34.
STREET, Brian V. Literacy in theory and practice. Cambridge, Cambridge University Press, 1984.
TERZI, Sylvia Bueno. A oralidade e a construção da leitura por crianças de meios iletrados. In: KLEIMAN, Angela B. org. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercados de Letras. Campinas-SP, pp. 91-117.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Selma Silva Bezerra, IFA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).