ANÁLISE LINGUÍSTICA E OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM
Keywords:
Objetos digitais de aprendizagem, Análise linguística, Cultura digitalAbstract
Este artigo objetiva apresentar discussões sobre o ensino de análise linguística a partir de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). Os dados analisados fazem parte de uma pesquisa maior de doutorado (em andamento) desenvolvida no Programa Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e em discussões sobre análise linguística, letramento digital e objetos de aprendizagem, objetivamos analisar, com base na abordagem qualitativo-interpretativista, uma atividade digital de análise linguística do Portal Pedagógico da Editora Abril, intitulada Complementos: objeto direto, objeto indireto e complemento nominal, no que diz respeito ao trabalho com a análise linguística e ao desenvolvimento de multiletramentos e novos letramentos. Os resultados mostram que do ponto de vista de um ensino “inovador” esse objeto digital para análise linguística está muito próximo do trabalho desenvolvido por alguns livros didáticos que, de forma ainda isolada, tratam as unidades linguísticas de maneira descontextualizada, não se aproximando de reflexões sobre o uso e operações discursivas no ensino com a análise linguística. Quanto à questão da multimodalidade digital, há grande ênfase nesse aspecto, uma vez que as imagens em movimento, os sons, apito, cronometro e aplausos demarcam muito bem uma situação de jogo de basquete, contudo há pouca interatividade proporcionada pela narrativa em questão. Não há, portanto, novos letramentos, mas apenas multiletramentos (multimodalidade) em função da mídia eletrônica que agrega mais de uma linguagem/semiose.
Downloads
References
BEZERRA, M. A. e REINALDO, A. Análise linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: Literacy learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000.
EVENSEN, L. S. A Linguística Aplicada a partir de um arcabouço com princípios caracterizadores de disciplinas e transdisciplinas. In: SIGNORINI, I. & M. Cavalcanti (Orgs.) Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998 [1996]. pp. 81-90.
GEE, James Paul. Good video games + good learning: collected essays on video games, learning and literacy. New York: Peter Lang Publishing, 2007.
GERALDI, J. W. Unidades básicas do ensino de português. In GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 1997b[1984], p. 59-79.
KNOBEL, M.; LANKSHEAR, C. Researching New Literacies: Web 2.0 practices and insider perspectives. In: E-Learning, v.4, n. 3, 2007, p.224-240. Disponível em: http://www.wwwords.co.uk/ELEA. Acesso em: 01 de mai. 2015.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: MENDONÇA, M. e BUNZEN, C. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2006, v. , p. 199-226.
MOITA-LOPES, L. P. (Org.) Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
______. A transdisciplinaridade é possível em Linguística Aplicada? In: SIGNORINI, I. & M. Cavalcanti (Orgs.) Linguística Aplicada e transdisciplinaridade. Campinas: Mercado de Letras, 1998. pp. 113-128.
ROJO, R. H. R. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In: ______. (Org.). Escol@ conect@ad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
SANTAELLA, L. A prontidão preceptora do internauta. In: ______. Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2004.
______. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Rosivaldo Macêdo Gomes, UNIFAP
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish in Linguagem em Foco Scientific Journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication. The articles are simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows sharing the work with an acknowledgement of its authorship and initial publication in this journal.
- The concepts issued in signed articles are the absolute and exclusive responsibility of their authors. Therefore, we request a Statement of Copyright, which must be submitted with the manuscript as a Supplementary Document.
- Authors are authorized to make the version of the text published in Linguagem em Foco Scientific Journal available in institutional repositories or other academic work distribution platforms (ex. ResearchGate, Academia.edu).