“Deixa Ela Falar”
Uma Análise Semiolinguística de uma Obra Literária com Capa de Meme Genuinamente Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.46230/2674-8266-11-2923Palavras-chave:
Manuela D’Ávila, manterrupting, SemiolinguísticaResumo
O presente trabalho propõe-se a analisar uma publicação da página do Facebook “Obras literárias com capas de memes genuinamente brasileiros”, cujo objetivo era chamar a atenção do destinatário para a quantidade de vezes em que a pré-candidata à presidência da república, Manuela D’Ávila, foi interrompida por outros indivíduos, ao participar do programa Roda Viva, da TV Cultura. Para tal, recorreu-se ao livro “Garota Interrompida”, deslocando o sentido deste último vocábulo, criando o que Charaudeau (2005) chama de novo Processo de Semiotização do Mundo, pois se substituiu a ilustração da capa do livro por uma foto de Manuela, sentada nos estúdios do referido programa. Além disso, recorrer-se-á à noção de imaginário sócio-discursivo(2013), cunhada pelo teórico em questão, para explicar a crença de que mulheres podem ter suas falas interrompidas. Assim, tal página foi capaz de denunciar o machismo sofrido pela deputada, ao criticar todos que tentaram subjugá-la, dizendo, indiretamente, “deixa ela falar”.
Downloads
Referências
BORDIEU, P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Editora Bertrand do Brasil, 2010.
OBRAS LITERÁRIAS COM CAPAS DE MEMES GENUINAMENTE BRASILEIROS. Facebook, [S.l., 2018, web]. Disponível em: <https://www.facebook.com/Obras-liter%C3%A1rias-com-capas-de-memes-genuinamente-brasileiros-428304420845648/>. Acesso em: 29. ago. 2018.
CHARAUDEAU, P. Uma análise semiolinguística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L.; GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
______. Discurso Político. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
KATAOKA, Juliana. A participação da Manuela D’Ávila no Roda Viva foi videoaula de “manterrupting”. Buzzfeed, Brasil, 26 jun. 2018, web. Disponível em: <https://www.buzzfeed.com/julianakataoka/manuela-davila-foi-interrompida-62-vezes-em-um-programa-de?utm_term=.vhdw07OAxX#.ykMK1Wzgyx>. Acesso em: 31. ago. 2018.
MONNERAT, R. S. M. As herdeiras de uma revolução: imaginários sociodiscursivos e estereótipos. In: XVI Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 2012. Rio de Janeiro. Almanaque CIFEFIL, 2012. v. 16. p. 303-316. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/xvi_cnlf/tomo_1/026.pdf>. Acesso em: 29. ago. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Camilla Ramalho Duarte, Rosane Santos Mauro Monnerat
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).