SENTIDOS DA CONVIVÊNCIA COM A SEMIARIDEZ EM ENUNCIADOS DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE BELA CONQUISTA

Autores

  • Edineide da Silva Ferreira IFBA

Palavras-chave:

Análise do Discurso de linha francesa, Agricultores familares, Sentidos da Convivência com a semiaridez

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar, por meio da paráfrase, da metáfora e da polissemia, os sentidos do discurso da convivência com a semiaridez que emergem dos enunciados dos agricultores familiares do Assentamento Bela Conquista quando postos em relação com outros discursos, principalmente com o do combate à seca. O corpus de onde foram retirados os enunciados em questão é formado por um conjunto de respostas sobre os discursos do combate e da convivência com a semiaridez, coletados de agricultores familiares do Assentamento Bela Conquista, situado no município de Itiúba – BA, em situação de entrevista semiestruturada. Para atingir o objetivo proposto, adotaram-se os procedimentos de análise postulados por Orlandi (2010), observando-se as etapas procedimentais da passagem da Superfície Linguística (texto) para o discurso, a passagem do objeto discursivo (formação discursiva) para o processo discursivo e a passagem do processo discursivo para a formação ideológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZERÊDO, R. Itiúba e os Roteiros do Padre Severo: história, geografia, riquezas naturais, ecologia, cultura, administração. Itiúba, 1987.
BAPTISTA, N. Q.; CAMPOS, C. U. Curso de formação em gestão pública, acesso à água e convivência com o semiárido. FGP/SAN-ÁGUAS-CIRTERNAS, 2011.
BOFF, L. Saber Cuidar: ética do humano – Compaixão pela Terra. 16ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
______. Ética e eco-espiritualidade. Campinas, SP: Verus Editora, 2003.
BRANDÃO, H. N. Introdução à análise do discurso. 2ª ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1993. Caritas Brasileira. Disponível em < http://caritas.org.br/wp – content/ upoads/2011/05/ Intercambio-Caritas-Brasileira –experiência –e –entidades.pdf>Acesso 05 de setembro de 2012.
CARVALHO, L. D. Ressignificação e Reapropriação da Natureza: Práticas e Programas de Convivência com o Semiárido no Território de Juazeiro-Bahia. São Cristóvão/SE, 2010.
Equipe Pastoral de Juazeiro-BA. Caminhando e Cantando em Comunidade. 7ª edição Diocese de Juazeiro-Ba, 1992.
COSTA, N. B. Práticas discursivas: exercícios analíticos. Campinas, SP:Pontes,2005.
FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2ª ed. São Carlos: Claraluz, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
MALVEZZI, Roberto. Semiárido: Visão Holística. Brasília: Confrea, 2007.
MACEDO, O. R. B. A Convivência com o Semiárido: Desenvolvimento Regional e Configuração do local no Projeto do IRPAA. Recife – PE, junho de 2004.
MEDEIROS, S. S. et al. Sinopse do Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro- Instituto do Semiárido - INSA, 2012.
ORLANDI, E. P. Terra à vista – Discursos do confronto: velho e novo mundo. Campinas, SP: Cortez/Editora da Unicamp, 1990.
______. Interpretação: Autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 3ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2008.
______. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 9ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2010.
PÊCHEUX, M. Análise do Discurso: três épocas (1983). In: GADET, FHSK, T. (Orgs.). Por Uma Analise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997; p. 311-319.
______. Por uma analise automática do discurso: uma introdução a obra de Michel Pêcheux organizadores 3. ed. Francaise Gadet; Tony Hak; tradutores Bethania S. Mariani... [et al.) — 3. ed. — Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997.
______. O discurso: estrutura ou acontecimento. 4. ed. Campinas: Pontes, 2006.
PEREIRA, L. S. Afinal, Raças existem ou não? Uma Análise do Discurso Enunciado por professores universitários. Salvador-Bahia, 2010.
SANTANA, E. ; OLIVEIRA, M. Análise do Discurso. 1ª ed. FTC-EAD –2007.
SANTOS, C. F.; SCHISTEK, H.; OBERHOFER, M. No Semiárido, Viver é Aprender a Conviver: Conhecendo o Semiárido em busca da convivência. Articulação Popular São Francisco, São Paulo, 2007.
SILVA, R. A. M. Entre o Combate à Seca e a Convivência como o Semi-Árido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. Brasília, D.F maio/2006. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream /10482/2309/1/2006_ Roberto%20Marinho%20Alves %20da%20Silva.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

FERREIRA, E. da S. SENTIDOS DA CONVIVÊNCIA COM A SEMIARIDEZ EM ENUNCIADOS DOS AGRICULTORES FAMILIARES DE BELA CONQUISTA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 6, n. 2, p. 23–36, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1915. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos