LÍNGUA, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR:

PROCESSO IDENTITÁRIO E FIXAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TURMAS DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

  • Tatiane Malheiros Alves PPGCEL/UESB/IFBaiano
  • Rita de Cássia Mendes Pereira PPGCEL/UESB

Palavras-chave:

Gêneros discursivos orais, Identidades, Representações estereotípicas

Resumo

Os gêneros discursivos orais, quando expressos no espaço da sala de aula, inquietam a todos aqueles envolvidos no processo ensino-aprendizagem e geram controvérsias quanto a sua legitimidade. Aliada a essa constatação, a oralidade ainda é relegada nos currículos escolares. A língua evidencia, na concretude do discurso, aspectos socioideológicos e pluriculturais pujantes, a partir dos quais é possível assinalar os perfis identitários ou revelar padrões de estereótipos com os quais determinados grupos de falantes são representados. Entre esses grupos circulam não somente os discentes,mas também os docentes, que por não se encaixarem em protótipos linguísticos de prestígio são, visivelmente, estereotipados, ligados a “meios sociais e culturais inferiores” e são afetados em sua condição de comunicabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSUNÇÃO, Cláudia Adjuto de Araújo de. MENDONÇA, Maria do Carmo Cardoso. DELPHINO, Rosângela Mary. Pouca ênfase no desenvolvimento da competência oral dos alunos. In: BORTONIRICARDO, Stella Maris. MACHADO, Veruska Ribeiro. (Org.) Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 165-178.
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2007.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Tradução de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar,2005.
CORONA, Lúcia C. Guimarães. NAGEL, Lízia Helena. Preconceitos e estereótipos em professores e alunos. Petrópolis: Vozes, 1978.
LOPES, Luiz Paulo da Moita. Identidades fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campinas: Mercado de Letras, 2006.
_____. O português no século XXI: cenário geopolítico e sociolinguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Um ponto de partida: falamos mais do que escrevemos. In:
MARCUSCHI, Luiz Antônio; DIONÍSIO, Ângela Paixa. Fala e escrita. Pernambuco: Autêntica, 2007. p. 31-56.
OLIVEIRA, Maria Bernadete Fernandes de. Alteridade e construção de identidades pedagógicas: (re)visitando teorias dialógicas. In: MAGALHÃES, Izabel; GRIGOLETTO, Marisa; CORACINI, Maria José. (Org.). Práticas Identitárias: língua e discurso. São Carlos, SP: Claraluz, 2006.
PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia Social dos Estereótipos. São Paulo: E.P.U., 2002.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 73 a 102.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

ALVES, T. M.; PEREIRA, R. de C. M. LÍNGUA, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR:: PROCESSO IDENTITÁRIO E FIXAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TURMAS DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 93–104, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1814. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos