LÍNGUA, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR:

PROCESSO IDENTITÁRIO E FIXAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TURMAS DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO

Autores

  • Tatiane Malheiros Alves PPGCEL/UESB/IFBaiano
  • Rita de Cássia Mendes Pereira PPGCEL/UESB

Palavras-chave:

Gêneros discursivos orais, Identidades, Representações estereotípicas

Resumo

Os gêneros discursivos orais, quando expressos no espaço da sala de aula, inquietam a todos aqueles envolvidos no processo ensino-aprendizagem e geram controvérsias quanto a sua legitimidade. Aliada a essa constatação, a oralidade ainda é relegada nos currículos escolares. A língua evidencia, na concretude do discurso, aspectos socioideológicos e pluriculturais pujantes, a partir dos quais é possível assinalar os perfis identitários ou revelar padrões de estereótipos com os quais determinados grupos de falantes são representados. Entre esses grupos circulam não somente os discentes,mas também os docentes, que por não se encaixarem em protótipos linguísticos de prestígio são, visivelmente, estereotipados, ligados a “meios sociais e culturais inferiores” e são afetados em sua condição de comunicabilidade.

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Referências

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Publicado

2019-09-12

Como Citar

ALVES, T. M.; PEREIRA, R. de C. M. LÍNGUA, IDENTIDADE E ESTEREÓTIPOS EM UM AMBIENTE ESCOLAR:: PROCESSO IDENTITÁRIO E FIXAÇÃO DE ESTEREÓTIPOS EM TURMAS DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADO. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 93–104, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1814. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos