A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro

Autores

  • Luiz Antonio Ferreira, PUCSP

Palavras-chave:

discurso, retórica, ethos, formação do professor

Resumo

Como afirma Meyer (1998), a qualquer ação, comportamento ou enunciado pode-se associar um problema, um processo de questionamento em um contexto constituído de sentido. Na discussão, sempre acalorada, sobre as funções da escola, a formação e atuação dos professores, as ciências da Educação são às vezes
solicitadas e às vezes vilipendiadas e as questões epistemológicas do fazer do professor são muitas vezes negligenciadas em nome de um saber prático, nascido e criado no senso comum. No plano retórico, toda essa constituição discursiva, pode ser vista como ato retórico e, portanto, com intenções persuasivas. História, ética, moral e memória se interpenetram na constituição discursiva, movimentam paixões, revolucionam e sedimentam, de um modo ou de outro, o caráter
identitário de uma comunidade específica. Assim, o ethos do professor se forma pelo entrecruzar de diversos discursos e este texto reflete sobre alguns atos retóricos que o constituem significativamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AEBLI, Hans. Prática de Ensino. (Trad.Mário Moro Fecchio). São Paulo : EPU/EDUSP, 1982.
ALVES, Rubem. Conversas com Quem Gosta de Ensinar. Campinas, SP: Papirus, 2000.
BECKER, F. . A Origem do Conhecimento e a Aprendizagem Escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FEIRE, P. Minha Primeira Professora. Nova Escola, São Paulo: Abril, dezembro de 1994.
MEYER, M. Questões de Retórica: Linguagem, Razão e Sedução. Lisboa: Edições 70, 1998.
MONTEIRO, S. B. “Epistemologia da prática: o professor reflexivo e a pesquisa colaborativ”a. In: PIMENTA, S. G. e GHEDIN, E. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
NUNES, R. de O. e NUNES NETO, R. de O. Análise da Formação Didática Pedagógica dos Acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas da Facimed. Disponível: http://www.facimed.edu.br/site/revista/?onChange=Ler&ID=48; acesso em 25 de fevereiro de 2011.
ERRENOUD, P. Escola e Democracia: O Papel da Escola na Formação para a Democracia. (Trad. Fátima Murad). Porto Alegre: Artmed , 2005.
SOUSA, J. B. de. (UFPI), Formosas, Prendadas e Professoras: Mulheres e Magistério Primário em Picos – (1867 – 1930). Disponível: http://www.ufpi.
br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/evento2004/GT.11/GT11.PDF; acesso em 25 de fevereiro de 2011.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação de Professores. (Trad. Sandra Trabucco Valenzuela). Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
THERRIEN, J. e THERRIEN, A. S. “A racionalidade prática dos saberes da gestão pedagógica da sala de aula”. In: CANDAU, V. M. (org.). Cultura, Linguagem e
Subjetividade no Ensinar e Aprender – 2ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
_____. e CARVALHO, A. D. F. O professor no trabalho: epistemologia da prática e ação/cognição situada - elementos para a análise da práxis pedagógica. Revista
Brasileira de Formação de Professores . V. 1, n. 1, pp.129-147, maio de 2009.
WEBER, S. Profissionalização Docente e Políticas Públicas no Brasil . Educação & Sociedade. V.24, n.85, pp. 1125-1154, São Paulo, Campinas, dezembro 2003.

Downloads

Publicado

2019-09-05

Como Citar

FERREIRA, L. A. A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 123–136, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725. Acesso em: 8 maio. 2024.