A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro

Autores

  • Luiz Antonio Ferreira, PUCSP

Palavras-chave:

discurso, retórica, ethos, formação do professor

Resumo

Como afirma Meyer (1998), a qualquer ação, comportamento ou enunciado pode-se associar um problema, um processo de questionamento em um contexto constituído de sentido. Na discussão, sempre acalorada, sobre as funções da escola, a formação e atuação dos professores, as ciências da Educação são às vezes
solicitadas e às vezes vilipendiadas e as questões epistemológicas do fazer do professor são muitas vezes negligenciadas em nome de um saber prático, nascido e criado no senso comum. No plano retórico, toda essa constituição discursiva, pode ser vista como ato retórico e, portanto, com intenções persuasivas. História, ética, moral e memória se interpenetram na constituição discursiva, movimentam paixões, revolucionam e sedimentam, de um modo ou de outro, o caráter
identitário de uma comunidade específica. Assim, o ethos do professor se forma pelo entrecruzar de diversos discursos e este texto reflete sobre alguns atos retóricos que o constituem significativamente.

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Publicado

2019-09-05

Como Citar

FERREIRA, L. A. A Dimensão Problemática do Ethos do Professor Brasileiro. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 123–136, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1725. Acesso em: 16 nov. 2024.