COGNIÇÕES DE ALUNAS-PROFESSORAS: O TORNAR-SE PROFESSORA DE INGLÊS POR MEIO DE PRÁTICAS REFLEXIVAS
Palavras-chave:
Formação docente inicial, Língua Inglesa, Estágio Supervisionado, CogniçãoResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar parte de resultados de uma pesquisa doutoral na área da Linguística Aplicada, no campo de formação docente inicial, tendo como foco cognições de alunas-professoras (AP) durante o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado de inglês. O objetivo da pesquisa foi promover reflexões e ações interligadas à prática docente das AP, bem como favorecer a produção de conhecimento teórico e prático acerca do papel do professor e do processo de ensinar e aprender inglês durante o estágio supervisionado (educação inicial), estendendo-se às suas práticas como futuras professoras (educação continuada). Os dados foram gerados com base em orientações realizadas antes e após as aulas ministradas, em uma perspectiva teórico-metodológica da pesquisa-ação, especificamente no engajamento das AP na proposta de ação-reflexão apresentada pelo ciclo ALACT de Korthagen (2001). As cognições comportamentais ou mentais das AP foram analisadas de modo que pudessem vivenciar práticas docentes reflexivas e compreender o processo de ensinar e aprender uma língua estrangeira. Como resultado, evidenciou-se uma prática docente marcada por ações (re)pensadas e por tomadas de decisões altamente conscientes. Além disso, ao adotar a cognição como unidade de análise, percebeu-se que ela está intrinsicamente relacionada ao que os professores pensam, acreditam e sabem, bem como com as relações dessas construções mentais no que se refere à prática do professor em sala de aula.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Josimayre Novelli Coradim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).