CANCELAMENTO VARIÁVEL DAS VOGAIS [a], [i] E [u] EM POSIÇÃO ÁTONA FINAL
Palavras-chave:
Cancelamento Vocálico, Vogais Postônicas, Variação LinguísticaResumo
Este artigo analisa o cancelamento variável das vogais [a, i, u] em posição átona final no português falado na cidade de Pelotas (RS), a partir da Fonologia de Uso (BYBEE, 2001, 2006, 2010) e da Teoria de Exemplares (PIERREHUMBERT, 2001, 2003). A amostra sob análise é constituída por 8 informantes (4 homens e 4 mulheres) de dois níveis de escolaridade e idades entre 18 e 50 anos. O percentual de cancelamento na amostra analisada foi de 53% (N = 242) para a vogal [i], de 41% (N = 196) para a vogal [u] e de 0,8% (N= 4) para a vogal [a]. Os resultados indicaram que fatores como tipo de vogal, indivíduo, contexto precedente, ordem de produção e frequência lexical favorecem o cancelamento, revelando a natureza predominantemente linguística do fenômeno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fernanda Peres Lopes, Maria José Blaskovski Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).