A influência do contexto na co-construção de sentidos na tecnodiscursividade
reflexões teóricas e metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14117Palavras-chave:
contexto, tecnodiscursividade, coerênciaResumo
Neste artigo, temos como objetivo mais amplo redimensionar a noção de contexto, a partir de uma re(conceitualização) da noção de coerência no ambiente digital, a fim de sublinhar a importância do contexto para a interpretação eficaz de textos na tecnodiscursividade. Conforme Cavalcante et al. (2022), no contexto cabem o ambiente ecológico (Paveau, 2021) em que o texto é gerado, que comporta as ações e reações humano-tecnológicas com os objetos e materiais com que possam estar relacionados na interação, os valores, os estereótipos e as crenças que possam ser evocados, assim como os saberes compartilhados e as identidades sociais que os participantes possam assumir. Assim, fomentamos uma reflexão de ordem teórica e metodológica, a partir de uma postagem do ecossistema Instagram, para sugerir quatro subcategorias que devem ser consideradas para análises de textos na tecnodiscursividade, quais sejam: hibridização humano-tecnológica; valores, estereótipos e crenças; saberes compartilhados e identidades sociais. Acreditamos que as reflexões aqui engendradas podem subsidiar o trabalho de análise da coerência, na medida em que procuramos demonstrar como as subcategorias contextuais mencionadas podem, uma vez integradas, colaborar para o exercício pormenorizado do contexto tecnodiscursivo.
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