A influência do contexto na co-construção de sentidos na tecnodiscursividade

reflexões teóricas e metodológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46230/lef.v17i2.14117

Palavras-chave:

contexto, tecnodiscursividade, coerência

Resumo

Neste artigo, temos como objetivo mais amplo redimensionar a noção de contexto, a partir de uma re(conceitualização) da noção de coerência no ambiente digital, a fim de sublinhar a importância do contexto para a interpretação eficaz de textos na tecnodiscursividade. Conforme Cavalcante et al. (2022), no contexto cabem o ambiente ecológico (Paveau, 2021) em que o texto é gerado, que comporta as ações e reações humano-tecnológicas com os objetos e materiais com que possam estar relacionados na interação, os valores, os estereótipos e as crenças que possam ser evocados, assim como os saberes compartilhados e as identidades sociais que os participantes possam assumir. Assim, fomentamos uma reflexão de ordem teórica e metodológica, a partir de uma postagem do ecossistema Instagram, para sugerir quatro subcategorias que devem ser consideradas para análises de textos na tecnodiscursividade, quais sejam: hibridização humano-tecnológica; valores, estereótipos e crenças; saberes compartilhados e identidades sociais. Acreditamos que as reflexões aqui engendradas podem subsidiar o trabalho de análise da coerência, na medida em que procuramos demonstrar como as subcategorias contextuais mencionadas podem, uma vez integradas, colaborar para o exercício pormenorizado do contexto tecnodiscursivo.

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Biografia do Autor

Kleiane Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2018); Bolsista CAPES do Programa Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2017); Membro do Grupo de Pesquisa Protexto-UFC (desde 2014); Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (2013); Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal do Ceará (2010); Professora da rede estadual de ensino do estado do Ceará (de 2010 a 2023); Professora-Colaboradora ProfLetras - UECE; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Protexto-UFC (desde 2014) e Líder do Grupo de Pesquisa GPLLEd - IFCE. Professora EBTT do Instituto Federal do Ceará.

Hildenize Andrade Laurindo, Colégio Militar de Fortaleza (CMF)

Tem graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1999) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2015). É professora de Língua Portuguesa do Colégio Militar de Fortaleza. Tem concentrado seus estudos em Linguística de Texto e Análise do Discurso, com interesse em gêneros do discurso e argumentação. É membro do grupo de pesquisa PROTEXTO.

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Publicado

2025-07-07

Como Citar

SÁ, K.; LAURINDO, H. A. A influência do contexto na co-construção de sentidos na tecnodiscursividade: reflexões teóricas e metodológicas. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 151–169, 2025. DOI: 10.46230/lef.v17i2.14117. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/14117. Acesso em: 13 ago. 2025.