A poética do espaço numa ópera para crianças, em pílulas digitais

Autores

  • Karen Acioly
  • Cristina Rego Monteiro da Luz

DOI:

https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.14004

Palavras-chave:

Bachelard, ópera para crianças, imaginário, poética, espaço

Resumo

Este artigo tem como objeto de pesquisa a ópera para crianças, a partir de seus sobrevoos no tempo e no espaço. Seu intuito é identificar o que seja esse gênero, acolhendo seus aspectos dramatúrgicos, poéticos, imagéticos e simbólicos. O caminho eleito para análise foi a escuta sensível de crianças e, braços dados com ela, uma caminhada por aspectos importantes de teoria e prática. Utilizou-se como referencial um estudo de caso – o processo criativo da ópera infantil Bem no meio, base para a produção de minidocumentários em pílulas digitais. Os minidocs, que oferecem suporte pedagógico para a sensibilização e formação de alunos, pais, professores e novos públicos, tiveram como propósito gerar literatura visual da ópera para crianças, gênero ainda pouco difundido e estudado no Brasil. A pesquisa agregou conceitos da fenomenologia do imaginário, notadamente de Gaston Bachelard (2008).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Acioly

PhD student and Master in Education (UFF), Master in Creative Media (PPGMC/ECO-UFRJ), Master in Théâtral Studies (Sorbonne Nouvelle Paris 3) and specialist in Children's and Youth Literature (Ucam). Playwright, screenwriter, researcher, curator expert in multidisciplinary creative arts, with an emphasis on performing, visual, audiovisual and digital arts for new audiences. She is the author of scripts, librettos, theatre texts and children's books. She develops strategies and programmes for original projects aimed at children and young people. She has received several literature awards from FNLIJ. She is the inventor and general director of FIL - Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (2003-2024).

Cristina Rego Monteiro da Luz

Professor of Communication and Culture (ECO-UFRJ). A journalist by training, she coordinates the Editorial line of the Postgraduate Programme in Creative Media (PPGMC/ECO-UFRJ) and is responsible for the general vice-coordination of the Programme. She is a member of ECO's Structuring Teaching Centre for Journalism, responsible for reforming and implementing the current curriculum for the institution's Journalism course (2019-2024). She was awarded the Vladimir Herzog Prize by the São Paulo Journalists' Union.

Referências

ABBATE, Carolyn. Uma história da ópera. São Paulo: Cia das Letras, 2015.

ACIOLY, Karen. A dramaturgia da ópera para crianças: cultura e simbolismos. Rio de Janeiro: Multifoco, 2022.

ARTAUD, A. Los Tarahumara, 2ª ed., traducción de Carlos Manzano, Tusquets Editores, Ciudad de México, 1998.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

BACHELARD, Gaston. A filosofia do não; O novo espírito científico; A poética do espaço. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Coleção Os pensadores).

BARTHES, Roland. Aula. São Paulo: Cultrix, 1977.

BRASIL. Ministério da Cultura. MinC divulga as 30 propostas prioritárias aprovadas durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura. Gov.br, Brasília, DF, 7 maio 2024. Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/minc-divulga-as-30-propostas-prioritarias-aprovadas-durante-a-4a-conferencia-nacional-de-cultura. Acesso em: 4 set. 2024.

BULCÃO, Marly. A noção de instante nas obras de Bachelard. In: BULCÃO, Marly; CARVALHO, Marcelo de; CESAR, Constança Marcondes; CAMPELLO, André (org.). A poética de Gaston Bachelard: mergulho na imaginação – devaneio, dinamismo, instante, metamorfose.. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021. p. 205-216.

BULCÃO, Marly. Pedagogia e infância. In: BULCÃO, Marly; CARVALHO, Marcelo de; CESAR, Constança Marcondes; CAMPELLO, André (org.). A poética de Gaston Bachelard: mergulho na imaginação – devaneio, dinamismo, instante, metamorfose. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021. p. 413-422.

BULCÃO, Marly; CARVALHO, Marcelo de; CESAR, Constança Marcondes; CAMPELLO, André (org.). A poética de Gaston Bachelard: mergulho na imaginação – devaneio, dinamismo, instante, metamorfose. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. Tradução de Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CARVALHO, Marcelo de. Dinâmica da incerteza: método de um pensamento imprudente. In: BULCÃO, Marly; CARVALHO, Marcelo de; Cesar, Constança Marcondes; CAMPELLO, André (org.). A poética de Gaston Bachelard: mergulho na imaginação – devaneio, dinamismo, instante, metamorfose. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021. p. 336-357.

CHAMPAGNE, Éric. L’opéra pour enfants ou la quête d’identité: commentaire critique sur L’arche, d’Isabelle Panneton et Anne Hébert. Circuit, Québec, v. 16, n. 2, p. 82-92, 2006. Disponível em: https://www.erudit.org/fr/revues/circuit/2006-v16-n2-circuit3623/902400ar/. Acesso em: 21 mar. 2024.

DAHLHAUS, Carl. La dramaturgie musicale dans Histoire de l’opéra italien. v. 6, Liège: Mardaga, 1992.

FOHR, Romain; FREIXE, Guy. La scène circulaire aujourd’hui. Lavérune: L’entretemps, 2015.

HARTKOPF, Alessandra. Ópera brasileira nos séculos XX e XXI: de1950 a 2008. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) – Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

HELD, David; MCGREW, Anthony. Prós e contras da globalização. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

LASSUS, Marie Pierre. Gaston Bachelard musicien: une philosophie des silences et des timbres. Villeneuve d’Ascq: Septentrion, 2010.

MATTELART, Armand. A globalização da comunicação. São Paulo: Edusc, 2000.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.

MORIN, Edgar. O método: a natureza da natureza. v. 1. Lisboa: Publicações Europa-América, 1989.

PITTA, Danielle P. Rocha. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005. (Coleção Filosofia).

SADIE, Stanley; TYRRELL, John. Serialism. In: SADIE, Stanley; TYRRELL, John (ed.). The new grove dictionary of music and musicians. v. 23. London: Macmillan, 2001. p. 116-131.

SCHMITZ, Theresa. L’opéra jeune public. Stratégies compositionnelles pour transformer l’enfant-spectateur en mélomane. Transposition, Paris, n. 2, p. 1-22, 2012. Disponível em: https://journals.openedition.org/transposition/319. Acesso em: 6 abr. 2024.

SCHMITZ, Theresa. The discovery of children as a potential audience for Operas. In: HOPKINS, Lucy; MACLEOD, Mark; TURGEON, Wendy (ed.). Negotiating childhoods. Leiden: Brill, 2010. p. 211-219. Ebook.

THIÉBAULT, Philippe Le sentiment dans les poésies extrême-orientale et française: essai philosophique sur l’Imagination et le Symbolique. Keulmadang, Paris, 13 jan. 2011. Disponível em: https://keulmadang.com/2011/01/13/le-sentiment-dans-les-poesies-extreme-orientale-francaise-philippe-thiebault/. Acesso em: 10 abr. 2024.

Publicado

2024-09-08

Como Citar

ACIOLY, K.; LUZ, C. R. M. da. A poética do espaço numa ópera para crianças, em pílulas digitais. Kalagatos , [S. l.], v. 21, n. 3, p. eK24071, 2024. DOI: 10.52521/kg.v21i3.14004. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/14004. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

140 anos de nascimento de Gaston Bachelard