Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais
Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais
Orgs. José Aldo Camurça de Araújo Neto (IFsertãoPE/UECE) e Rodrigo Oliveira de Araújo (IFBA)
A partir dos diálogos estabelecidos no grupo virtual de Professores e Pesquisadores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do país, o Filosofia na Rede FEPCT, nos propusemos a buscar sedimentar de maneira rigorosa as inquietações que permeiam o exercício profissional dos professores de Filosofia nos IFs. Trata-se de pensar a partir da elaboração de um Dossiê a relação entre Filosofia e Educação nos Institutos Federais.
Diferente das Universidades e das escolas de Ensino Médio tradicionais do Brasil, os IFs ofertam educação em mais de uma modalidade de ensino, a exemplo do Ensino Integrado, Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação. Ademais, tem em seu fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão. A combinação do atendimento a esses desafios exige um olhar muito próprio sobre o seu funcionamento e que muitas vezes escapa àqueles não estão familiarizados com a sua dinâmica. E isso não exclui os próprios docentes que aí atuam.
A Filosofia, enquanto uma disciplina que historicamente não goza de uma estabilidade nos currículos por conta das instabilidades políticas nacionais, segue sofrendo revezes que exigem dos profissionais de sua área não apenas os mais diversos enfrentamentos em torno das esferas do poder, mas também uma constante revisão nos seus modos de atuar, dos seus fundamentos e procedimentos adotados, seja nas diversas modalidades de ensino, seja no cumprimento do tripé ensino/pesquisa/extensão.
A proposta desse Dossiê é levar adiante um diálogo entre os diversos profissionais de Filosofia dos IFs e a sociedade. Espera-se que com este material possamos atualizar a nobre arte da conversação nos melhores moldes legados pelo pensamento filosófico, com o rigor que a disciplina nos solicita e a capacidade de escuta do outro diante das múltiplas maneiras de se pensar o ensino, a pesquisa e a extensão em Filosofia no interior dos Institutos Federais.
Para tanto, lançamos para o próximo número da Revista Kalagatos um Dossiê acerca das reflexões em torno do tema da Filosofia nos Institutos Federais do país.
Prazo para envio dos artigos: 30/11/2024
Observação importante: os textos devem ser inéditos e serem publicados de forma bilingue, ou seja, o texto vir em língua portuguesa e o mesmo texto na versão estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão etc.). Além disso, que os interessados tenham ORCID a ser inserido no texto a ser enviado para efeito de submissão do trabalho.
No site da revista Kalagatos, https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/index, os interessados em participar deste dossiê poderão encontrar as regras de submissão.
A previsão de publicação deste futuro dossiê será em 2025.
Leer más acerca de Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais