Announcements

Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

2024-08-09

Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

Orgs. José Aldo Camurça de Araújo Neto (IFsertãoPE/UECE) e Rodrigo Oliveira de Araújo (IFBA)

 

A partir dos diálogos estabelecidos no grupo virtual de Professores e Pesquisadores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do país, o Filosofia na Rede FEPCT, nos propusemos a buscar sedimentar de maneira rigorosa as inquietações que permeiam o exercício profissional dos professores de Filosofia nos IFs. Trata-se de pensar a partir da elaboração de um Dossiê a relação entre Filosofia e Educação nos Institutos Federais.

Diferente das Universidades e das escolas de Ensino Médio tradicionais do Brasil, os IFs ofertam educação em mais de uma modalidade de ensino, a exemplo do Ensino Integrado, Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação. Ademais, tem em seu fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão. A combinação do atendimento a esses desafios exige um olhar muito próprio sobre o seu funcionamento e que muitas vezes escapa àqueles não estão familiarizados com a sua dinâmica. E isso não exclui os próprios docentes que aí atuam.

A Filosofia, enquanto uma disciplina que historicamente não goza de uma estabilidade nos currículos por conta das instabilidades políticas nacionais, segue sofrendo revezes que exigem dos profissionais de sua área não apenas os mais diversos enfrentamentos em torno das esferas do poder, mas também uma constante revisão nos seus modos de atuar, dos seus fundamentos e procedimentos adotados, seja nas diversas modalidades de ensino, seja no cumprimento do tripé ensino/pesquisa/extensão.

A proposta desse Dossiê é levar adiante um diálogo entre os diversos profissionais de Filosofia dos IFs e a sociedade. Espera-se que com este material possamos atualizar a nobre arte da conversação nos melhores moldes legados pelo pensamento filosófico, com o rigor que a disciplina nos solicita e a capacidade de escuta do outro diante das múltiplas maneiras de se pensar o ensino, a pesquisa e a extensão em Filosofia no interior dos Institutos Federais.          

Para tanto, lançamos para o próximo número da Revista Kalagatos um Dossiê acerca das reflexões em torno do tema da Filosofia nos Institutos Federais do país.

 

Prazo para envio dos artigos: 30/11/2024

Observação importante: os textos devem ser inéditos e serem publicados de forma bilingue, ou seja, o texto vir em língua portuguesa e o mesmo texto na versão estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão etc.). Além disso, que os interessados tenham ORCID a ser inserido no texto a ser enviado para efeito de submissão do trabalho.

No site da revista Kalagatos, https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/index, os interessados em participar deste dossiê poderão encontrar as regras de submissão.

A previsão de publicação deste futuro dossiê será em 2025.

Read more about Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

Current Issue

Vol. 21 No. 3 (2024): Verão de 2024
					View Vol. 21 No. 3 (2024): Verão de 2024
Published: 2024-09-08

Filosofia DEF

  • Presentation

    Fábio Abreu dos Passos
    eK24056
  • Do Acidente da deficiência à normatividade vital e a afirmação incondicional da vida

    Joelmar Fernando Cordeiro de Souza, Reinaldo Furlan
    eK24057
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13899
  • "Disability" as a Philosophical Problem

    Fábio Abreu dos Passos, Elivanda de Oliveira Silva
    eK24058
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13897
  • Disability as a philosophical problem: “disabled” thinking and its instituting power in the school institution

    Pedro Ângelo Pagni
    eK24059
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13903
  • What Is It To Be Deaf? Perception And Sensitivity For An Ontology Of Deafness

    Carlos Henrique Carvalho Silva
    eK24060
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13900
  • Cartography As A Cripistemology: Reflections From An Autistic Territory

    Luiz Gustavo Duarte, Maira Sayuri Sakay Bortoletto
    eK24061
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13639
  • Parrhesia and Autistic Art: Paths to the Courage of Truth and Care for the Self

    Ana Cândida Nunes Carvalho
    eK24062
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13898
  • Sign language: the place of deaf difference

    Estenio Ericson Botelho de Azevedo, Joao Emiliano Fortaleza de Aquino
    eK24063
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13904
  • Low vision as a phenomenological guideline

    Michele Bellato
    eK24064
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13896
  • Beyond disability as an identity: the affirmation of difference based on singular ways of being

    Carlos Henrique Machado
    eK24065
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13902

140 anos de nascimento de Gaston Bachelard

Artigos

View All Issues

Com o Apoio de: