Annonces

Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

2024-08-09

Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

Orgs. José Aldo Camurça de Araújo Neto (IFsertãoPE/UECE) e Rodrigo Oliveira de Araújo (IFBA)

 

A partir dos diálogos estabelecidos no grupo virtual de Professores e Pesquisadores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) do país, o Filosofia na Rede FEPCT, nos propusemos a buscar sedimentar de maneira rigorosa as inquietações que permeiam o exercício profissional dos professores de Filosofia nos IFs. Trata-se de pensar a partir da elaboração de um Dossiê a relação entre Filosofia e Educação nos Institutos Federais.

Diferente das Universidades e das escolas de Ensino Médio tradicionais do Brasil, os IFs ofertam educação em mais de uma modalidade de ensino, a exemplo do Ensino Integrado, Ensino Técnico, Superior e Pós-Graduação. Ademais, tem em seu fundamento o tripé ensino, pesquisa e extensão. A combinação do atendimento a esses desafios exige um olhar muito próprio sobre o seu funcionamento e que muitas vezes escapa àqueles não estão familiarizados com a sua dinâmica. E isso não exclui os próprios docentes que aí atuam.

A Filosofia, enquanto uma disciplina que historicamente não goza de uma estabilidade nos currículos por conta das instabilidades políticas nacionais, segue sofrendo revezes que exigem dos profissionais de sua área não apenas os mais diversos enfrentamentos em torno das esferas do poder, mas também uma constante revisão nos seus modos de atuar, dos seus fundamentos e procedimentos adotados, seja nas diversas modalidades de ensino, seja no cumprimento do tripé ensino/pesquisa/extensão.

A proposta desse Dossiê é levar adiante um diálogo entre os diversos profissionais de Filosofia dos IFs e a sociedade. Espera-se que com este material possamos atualizar a nobre arte da conversação nos melhores moldes legados pelo pensamento filosófico, com o rigor que a disciplina nos solicita e a capacidade de escuta do outro diante das múltiplas maneiras de se pensar o ensino, a pesquisa e a extensão em Filosofia no interior dos Institutos Federais.          

Para tanto, lançamos para o próximo número da Revista Kalagatos um Dossiê acerca das reflexões em torno do tema da Filosofia nos Institutos Federais do país.

 

Prazo para envio dos artigos: 30/11/2024

Observação importante: os textos devem ser inéditos e serem publicados de forma bilingue, ou seja, o texto vir em língua portuguesa e o mesmo texto na versão estrangeira (inglês, francês, espanhol, alemão etc.). Além disso, que os interessados tenham ORCID a ser inserido no texto a ser enviado para efeito de submissão do trabalho.

No site da revista Kalagatos, https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/index, os interessados em participar deste dossiê poderão encontrar as regras de submissão.

A previsão de publicação deste futuro dossiê será em 2025.

Lire plus à propos de Dossiê: Filosofia e Educação nos institutos federais

Numéro courant

Vol. 21 No 3 (2024): Verão de 2024
					Afficher Vol. 21 No 3 (2024): Verão de 2024
Publiée: 2024-09-08

Filosofia DEF

140 anos de nascimento de Gaston Bachelard

  • Quelques paradoxes de la rêverie d'enfance

    Jean-Jacques Wunenburger
    eK24066
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13748
  • Gaston Bachelard e José Américo: Caminhos da Imaginação para a Realização do Impossível

    Marly Bulcão
    eK24067
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13747
  • Contributos de Gaston Bachelard para uma educação da e para a imaginação

    Rogério de Almeida, Alberto Filipe Araújo
    eK24068
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13478
  • A Teoria Geral dos Complexos: uma leitura do mundo inscrita no coração do filósofo-poeta Gaston Bachelard.

    Luzia Batista de Oliveira Silva
    eK24069
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13982
  • Devaneio de grotescas - Transfigurações do imaginário no afresco romano de épocas imperial e renascentista ou: O realismo da irrealidade – Metamorfoses na arte grotesca

    Marcelo de Carvalho
    eK24070
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13717
  • The poetics of space in an opera for children, in digital pills

    Karen Acioly, Cristina Rego Monteiro da Luz
    eK24071
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.14004
  • A oposição entre razão e imaginação na filosofia de Gaston Bachelard

    David Velanes de Araújo
    eK24072
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13895
  • Le Temps Logique de L’Épistémologie Bachelardienne

    Ângelo Márcio Macedo Gonçalves
    eK24073
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13796
  • Pour une pédagogie rêveur - Contributions de Gaston Bachelard

    William Gustavo Machado
    eK24074
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13685
  • Uma leitura transdisciplinar de “A poética do espaço” a partir da somaestética dos estados meditativos em ioga, meditação cristã e mindfulness

    Sérgio Gonçalves de Amorim
    eK24075
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13955
  • Sebastán Jorgi: memórias afetivas de Buenos Aires na obra Orsái (1965).

    Denise Scolari Vieira
    eK24076
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.13773
  • The ontological space in the imaginary of Gaston Bachelard and the construction of an affective landscape

    Valéria Cristina Pereira da Silva, Carlos Fonseca Clamote Carreto
    eK24080
    DOI: https://doi.org/10.52521/kg.v21i3.14056

Artigos

Voir tous les numéros

Com o Apoio de: