Práticas exitosas e desafios da docência no ensino superior
Palavras-chave:
Ensino Superior, Formação de professores, Práticas exitosasResumo
Considerando a relevância do tema Docência no Ensino Superior, este artigo investigou práticas exitosas e desafios da docência na perspectiva de sete professores universitários, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) cearense. Trata-se de uma pesquisa com a abordagem qualitativa e um estudo de caso único. Tendo como suporte teórico os estudos de Veiga (2014; 2009); Masetto (2010); Freire (1996), entre outros autores. Objetivou discutir as práticas exitosas e os principais desafios da docência no Ensino Superior. A partir do entendimento de prática docente como lócus de produção e mobilização de saberes, os resultados apontaram práticas exitosas vinculadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, n. 27, v. 2, pp. 7-31, CIEd - Universidade do Minho.
ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
GOMES, G. V. A. Formação de professores para a Educação Superior e os desafios da atuação docente. In: DIAS, A. M. I. (Org.). Docência para a educação superior: reflexão crítica e debate interdisciplinar em torno do fazer e do pensar acadêmicos. São Paulo: Edições Hipótese, 2017, p. 9-21.
MASETTO, Marcos Tarciso. O Professor na hora da verdade: a prática docente no Ensino Superior. São Paulo: Avercamp, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).
SALES, M. J. F. S. e .; CHAVES, P. J. da S. .; CAVALCANTE, M. M. D. . A Didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987
SILVA, . I. R. M. de O. da . O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246.
SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos.; SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. CAMINHOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES FORMATIVAS E PRÁTICAS. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 45, p. 165-185, 2020. DOI: 10.26694/les.v0i45.11137. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1055. Acesso em: 1 set. 2022.
SOUZA, Sarlene Gomes de. A Formação Diferenciada em Egressos de Iniciação Científica: implicações na pós-graduação. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018
VEIGA, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, maio/ago., 2014.
VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus, 2009.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rachel Rachelley Matos Monteiro, Maria Terla Silva Carneiro dos Santos, Maria de Lourdes da Silva Neta
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.