Práticas exitosas e desafios da docência no ensino superior
Palavras-chave:
Ensino Superior, Formação de professores, Práticas exitosasResumo
Considerando a relevância do tema Docência no Ensino Superior, este artigo investigou práticas exitosas e desafios da docência na perspectiva de sete professores universitários, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) cearense. Trata-se de uma pesquisa com a abordagem qualitativa e um estudo de caso único. Tendo como suporte teórico os estudos de Veiga (2014; 2009); Masetto (2010); Freire (1996), entre outros autores. Objetivou discutir as práticas exitosas e os principais desafios da docência no Ensino Superior. A partir do entendimento de prática docente como lócus de produção e mobilização de saberes, os resultados apontaram práticas exitosas vinculadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, n. 27, v. 2, pp. 7-31, CIEd - Universidade do Minho.
ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
GOMES, G. V. A. Formação de professores para a Educação Superior e os desafios da atuação docente. In: DIAS, A. M. I. (Org.). Docência para a educação superior: reflexão crítica e debate interdisciplinar em torno do fazer e do pensar acadêmicos. São Paulo: Edições Hipótese, 2017, p. 9-21.
MASETTO, Marcos Tarciso. O Professor na hora da verdade: a prática docente no Ensino Superior. São Paulo: Avercamp, 2010.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).
SALES, M. J. F. S. e .; CHAVES, P. J. da S. .; CAVALCANTE, M. M. D. . A Didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987
SILVA, . I. R. M. de O. da . O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246.
SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos.; SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. CAMINHOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES FORMATIVAS E PRÁTICAS. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 45, p. 165-185, 2020. DOI: 10.26694/les.v0i45.11137. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1055. Acesso em: 1 set. 2022.
SOUZA, Sarlene Gomes de. A Formação Diferenciada em Egressos de Iniciação Científica: implicações na pós-graduação. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018
VEIGA, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, maio/ago., 2014.
VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus, 2009.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rachel Rachelley Matos Monteiro, Maria Terla Silva Carneiro dos Santos, Maria de Lourdes da Silva Neta
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.