Práticas exitosas e desafios da docência no ensino superior

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação de professores, Práticas exitosas

Resumo

Considerando a relevância do tema Docência no Ensino Superior, este artigo investigou práticas exitosas e desafios da docência na perspectiva de sete professores universitários, no contexto de uma Instituição de Ensino Superior (IES) cearense. Trata-se de uma pesquisa com a abordagem qualitativa e um estudo de caso único. Tendo como suporte teórico os estudos de Veiga (2014; 2009); Masetto (2010); Freire (1996), entre outros autores. Objetivou discutir as práticas exitosas e os principais desafios da docência no Ensino Superior. A partir do entendimento de prática docente como lócus de produção e mobilização de saberes, os resultados apontaram práticas exitosas vinculadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Rachelley Matos Monteiro, Faculdade Ari de Sá – FAS

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE/UECE). Especialista em Educação Infantil pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB, e Graduada em Pedagogia pela UECE. Coordenadora da Comissão Própria de Educação da FAS.

Maria Terla Silva Carneiro dos Santos, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE/UECE). Professora da rede pública do Estado do Ceará. Fortaleza, Brasil.

Maria de Lourdes da Silva Neta, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará – IFCE

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da UECE (PPGE/UECE). Especialista em Administração Escolar e Gestão de Recursos Humanos e Planejamento, Implementação e Gestão de Cursos a Distância (UFF). Pedagoga e Administradora pela UECE.

Referências

ALMEIDA, M. I. de; PIMENTA, S. G. Pedagogia universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, 2014, n. 27, v. 2, pp. 7-31, CIEd - Universidade do Minho.

ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. de. Inclusão no ensino superior: um desafio para a docência: . Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4534.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.

GOMES, G. V. A. Formação de professores para a Educação Superior e os desafios da atuação docente. In: DIAS, A. M. I. (Org.). Docência para a educação superior: reflexão crítica e debate interdisciplinar em torno do fazer e do pensar acadêmicos. São Paulo: Edições Hipótese, 2017, p. 9-21.

MASETTO, Marcos Tarciso. O Professor na hora da verdade: a prática docente no Ensino Superior. São Paulo: Avercamp, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016. (Série Manuais Acadêmicos).

SALES, M. J. F. S. e .; CHAVES, P. J. da S. .; CAVALCANTE, M. M. D. . A Didática no horizonte do ensino com pesquisa. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 1–12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5987

SILVA, . I. R. M. de O. da . O ensino superior, formação do pedagogo brasileiro: uma análise histórica. Ensino em Perspectivas, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 1–2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/6246.

SILVA NETA, Maria de Lourdes da; MONTEIRO, Rachel Rachelley Matos.; SANTOS, Maria Terla Silva Carneiro dos. CAMINHOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIMENSÕES FORMATIVAS E PRÁTICAS. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 45, p. 165-185, 2020. DOI: 10.26694/les.v0i45.11137. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1055. Acesso em: 1 set. 2022.

SOUZA, Sarlene Gomes de. A Formação Diferenciada em Egressos de Iniciação Científica: implicações na pós-graduação. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018

VEIGA, I. P. A. Formação de professores para a Educação Superior e a diversidade da docência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 327-342, maio/ago., 2014.

VEIGA, I. P. A. A aventura de formar professores. São Paulo: Papirus, 2009.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Publicado

2022-10-14

Como Citar

Monteiro, R. R. M. ., Santos, M. T. S. C. dos ., & Silva Neta, M. de L. da . (2022). Práticas exitosas e desafios da docência no ensino superior . Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8780