Dificuldades da inclusão de alunos do Ensino Fundamental I com necessidades especiais em uma escola municipal de Fortaleza
a visão docente
Parole chiave:
Educação Inclusiva, Ensino Fundamental, Práticas pedagógicasAbstract
A inclusão da criança com deficiência no ensino regular é uma temática que tem gerado discussões que se estendem desde a percepção dos envolvidos no processo até as questões macro, como a própria noção de inclusão. Nesse contento, este trabalho objetivou relatar dificuldades na visão docente de alunos do Ensino Fundamental I com deficiências em uma Escola Municipal de Fortaleza. Os dados foram coletados a partir de um questionário com questões objetivas com docentes de doze turmas do Ensino Fundamental I. Os resultados mostraram a presença de alunos com necessidades especiais em todas as turmas analisadas. Além disto, os professores argumentaram sentir insegurança em escolher práticas pedagógicas adequadas devido à formação acadêmica insuficiente e falta de cursos de formação inicial e continuada na área da Educação Inclusiva. Em geral, nossos resultados reforçam que uma Educação Inclusiva que atenda a todos só ocorrerá quando as políticas públicas sejam aplicadas nas escolas.
Riferimenti bibliografici
ABDALLA, A. P. Representações de professores sobre a inclusão escolar. 2016. 128f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/144443>. Acesso em: 24.11.2022.
BISOL, C.A.; VALENTINI, C.B. Objeto virtual de aprendizagem incluir: recurso para a formação de professores visando à inclusão. Revista Brasileira de Educação Especial, v.2, n.20, p.223-234, 2014. Disponível:< https://doi.org/10.1590/S1413-65382014000200006>. Acesso em: 05.12.2022.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Brasília, 2015. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm> Acesso em: 14.11.2022
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394. Promulgada em 20 de dezembro de 1996. Brasília: Editora do Brasil, 1996.
BRIANT, M.E.P.; OLIVER, F.C. Inclusão de crianças com deficiência na escola regular numa região do município de São Paulo: conhecendo estratégias e ações. Revista Brasileira de Educação Especial, v.18, n.1, p.141-154, 2012. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1413-65382012000100010> Acesso em: 05.12.2022.
BULCÃO, A. J.; SILVA, F.G.; ALVES, K.E. C. Formação Continuada: Concepções e Práticas para uma educação inclusiva no Ensino Fundamental I. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 3, n. 1, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8870/7218 Acesso em: 05.12.2022.
DE VITTA, F.C.F.D.; DE VITTA, A.D; MONTEIRO, A.S. Percepção de professores de Educação Infantil sobre a inclusão da criança com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, v.16, n.3, p.415-428, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-65382010000300007> Acesso em: 05.12.2022.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Relatório do 2º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação, 2018. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/ informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6725829>. Acesso em: 30.10.2022.
FIGUEIREDO, D.N. Educação Inclusiva no Ensino Fundamental. Monumenta – Revista Científica Multidisciplinar, v.3, n.1, p.76-89, 2021. Acesso em: <https://revistaunibf.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/66> Acesso em: 12.12.2022.
GOMES, G.A. A diversidade do currículo educacional na prática de professores na Educação Inclusiva no Ensino Fundamental I no município de Vilhena. 2022. 79f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação). Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2022. Disponível em: < https://hdl.handle.net /10284/11051> Acesso em: 05.12.2022.
LAURENT, L.E. Formação docente para a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental – séries iniciais em Linhares/ES. 2020. 102f. Mestrado (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ES, 2020. Disponível em: Acesso em: 10.12.2022
MANIÇOBA, E.G. A importância da formação continuada do professor para a Educação Inclusiva no Ensino Fundamental. 2021. 27f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Marcelino Vieira, RN, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44639> Acesso em: 10.12.2022.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é, por que é? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MICHELS, L.R. A Educação Inclusiva na perspectiva dos professores do Ensino Fundamental. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, n. esp., p.73-81, 2015.
MINAYO, M. C.oS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. p.21-22, Petrópolis: Vozes, 2001.
ONOHARA, A. M. H.; SANTOS CRUZ, J.A.; MARIANO, M. L. Educação inclusiva: o trabalho pedagógico do professor para com o aluno autista no ensino fundamental I. Doxa: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v.20, n.2, p.289-304, jul./dez., 2018. Disponível em: < https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/12020.> Acesso em: 12.12.2022.
RAMOS, R. Inclusão na prática: Estratégias eficazes para a educação inclusiva. 2. ed. São Paulo: Summus, 2010.
SANT´ANA, I. M. Educação inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em estudo, v.10, n.2, p.227-234, 2005.
SILVA, L.C. Formação de professores: desafios à educação inclusiva. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. esp., p. 691-701, 2015.
Disponível em: http://seer.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7920/5427. Acesso em 18/11/2022
SILVA, M.A.B. A atuação de uma equipe multiprofissional no apoio à Educação Inclusiva. 2016. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/7545>. Acesso em: 04.11.2022.
SILVA, D.C.; MIGUEL, J.R. Práticas pedagógicas inclusivas no âmbito escolar. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, v.14, n.51, p.880-894, jun., 2020.
SILVA, O.F.; OLIVEIRA, M.L.G.; GOMES, A.M.S.; GOMES, S.S. Uma proposta sócio pedagógica para a Educação Inclusiva no ensino fundamental. Brazilian Journal of Development, v.7, n.8, p.77914-77922, 2021.
SOUZA, A.L. A.S.; RODRIGUES, M.G.A. Educação Inclusiva e formação docente continuada. In: EDUCERE XII Congresso Nacional de Educação, Paraná, 26 a 29/10/2015.
TAVARES, L.M.F.L.; SANTOS, L.M.M.; FREITAS, M.N.C. A Educação Inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v.22, n.4, p.527-542, 2016. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1413-65382216000400005> Acesso em: 04.12.2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Eduardo, Mália , Guilherme, Evandro Nascimento Silva
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.