Análise Comparativa das Ementas de Química Inorgânica na Matriz Curricular dos cursos de Graduação em Química das Universidades e Institutos Federais em Minas Gerais

Autores/as

  • Andreza de Faria Alves Cruz UFRJ
  • Wilgner Lima da Silva University of Warwick

Palabras clave:

Ementas, Matriz Curricular, Química Inorgânica, Universidades Federais em Minas Gerais, Institutos Federais

Resumen

Inorgânica nas matrizes curriculares de Cursos de graduação em Química das Universidades e Institutos Federais em Minas Gerais, visando delinear as tendências teóricas aplicadas à disciplina. A coleta de dados foi realizada com o auxílio da Internet nos sites de cada Universidade ou Instituto para obtenção dos projetos pedagógicos do curso, tendo uma amostra de 16 ementas da disciplina de Química Inorgânica. Os resultados da pesquisa permitiram concluir que as ementas das disciplinas, em sua maioria, são compatíveis entre si, porém são poucas as universidades que de fato dão ênfase em conteúdos também relevantes para a formação do Químico, como é o caso da Catálise, os Organometálicos e processos industriais. Além disso, é possível observar que em todas as Instituições mineiras faltam abordar sobre técnicas de Raios-X, refinamento de Rietvield, espectroscopia de absorção de Raios-X, espectroscopia Mössbauer e outras caracterizações avançadas; técnicas essenciais na Química do Estado Sólido e na Química Inorgânica.

Citas

CAPAZ, M.L. Análise comparativa da matriz curricular dos cursos de graduação em agronegócio nas instituições superiores da região centro-oeste. Revista Científica Vozes dos Vales, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, 2014, n.6, 2014.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: Acesso em; 23 jun. 2021.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HEIDELMANN, S. P.; PINHO, G. S. A.; LIMA, M. C. Caminhos e descaminhos da formação docente: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Química no Rio de Janeiro. Quím. Nova. Esc., v. 39, n. 3, p. 261-267, 2017.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – SUL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < https://portal.ifsuldeminas.edu.br/images/PDFs/Conselho_Superior_/Pauta_Consup_15.12.2020/9.3.1_PCC_Eng_Quimica_POA.pdf> Acesso em: 23 jun. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: <http://documento.ifnmg.edu.br/action.php?kt_path_info=ktcore.actions.document.view&fDocumentId=926> Acesso em: 23 jun. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < http://antigo.barbacena.ifsudestemg.edu.br/sites/default/files/projeto-pedag.-lic.quim_.-2013.pdf> Acesso em: 23 jun. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < https://iftm.edu.br/uberaba/cursos/graduacao-presencial/licenciatura-em-quimica/ppc/> Acesso em: 23 jun. 2021.

MAXIMIANO, F.A. Princípios para o currículo de um curso de Química. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, 2018.

SANTOMÉ, J. T. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SACRISTÁN, J. G. O Currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < http://academico.unifal-mg.edu.br/sitecurso/arquivositecurso.php?arquivoId=245> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < https://sigaa.unifei.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=121421&&key=58a4a3c29afb2f6c19fd94665d0b72ed> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < https://www2.ufjf.br/quimicadiurno//files/2020/02/PPC_BACHARELADO_2018.pdf>

Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < https://prograd.ufla.br/cursos/presenciais/9-cursos/31-quimica-bacharelado> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < http://www.lcq.caf.ufv.br/?page_id=13> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/coqui/PPC-Quimica-Licenciatura-2018.pdf> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < http://uftm.edu.br/quimica/projeto-pedagogico> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < http://www.icenp.ufu.br/system/files/conteudo/projeto_bacharelado_2010.pdf> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: < http://www.lcq.caf.ufv.br/?page_id=13> Acesso em: 23 jun. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Projeto Pedagógico do curso de Química. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/prograd/regulamento-dos-cursos/doc_view/429-quimica-projeto-pedagogico.html> Acesso em: 23 jun. 2021.

Publicado

2022-01-03

Cómo citar

Cruz, A. de F. A., & Lima da Silva, W. (2022). Análise Comparativa das Ementas de Química Inorgânica na Matriz Curricular dos cursos de Graduação em Química das Universidades e Institutos Federais em Minas Gerais. Conexão ComCiência, 2(1). Recuperado a partir de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7103

Artículos más leídos del mismo autor/a