Formação de agentes ambientais comunitários no contexto do combate à desertificação da caatinga nos sertões de Crateús

Autores

  • Thais Menezes IFCE campus Crateús

Palavras-chave:

solos, caatinga, agentes ambientais

Resumo

Os solos são de extrema importância para o ser humano, graças a ele podemos produzir e consumir aquilo produzido, para isso precisamos de solo em perfeitas condições para o plantio. O solo se forma primeiramente em material de origem (rocha, sedimento ou matéria orgânica) e aliado com outros fatores como clima, organismos, relevo e tempo, formam-se os nossos solos. No Bioma Caatinga, apresenta variação na fauna e flora mostrando diferentes espécies na sua extensão, solo da Caatinga apresenta elementos nutritivos para plantas, porém por conta da escassez de chuvas, dos solos rasos e a possibilidade de excesso de sais, causando dificuldade nas espécies não adequadas. Visando em sensibilizar e educar, nossa comunidade criamos cartilha dos “solos do nosso quintal”, que busca através de texto, materiais educativa e atividades práticas sugeridas para professores trabalhar na sala de aula, na questão da formação dos solos, do Bioma Caatinga, sobre degradação dos solos e sua importância.

Referências

AB’ SABER, A. N. Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. 4 ed.São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

SILVA, Augusto C.; SOUZA, Alexandre F. Aridity drives plant biogeographical sub regions in the Caatinga, the largest tropical dry forest and woodland block in South America. PLoS One, v. 13, n. 4, p. e0196130, 2018.

LEAL, Inara R. et al. Mudando o curso da conservação da biodiversidade na Caatinga do Nordeste do Brasil. Megadiversidade, v. 1, n. 1, p. 139-146, 2005.

CEARÁ, Secretaria dos Recursos Hídricos. Programa de Ação Estadual de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca, PAE-CE. Fortaleza: Ministério do Meio Ambiente, 2010.

SALES, Maria Ivane; MARTINS, Aurineide de Carvalho. Resgate histórico: de Piranhas à Crateús. Fortaleza, 1995.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Menezes, T. (2022). Formação de agentes ambientais comunitários no contexto do combate à desertificação da caatinga nos sertões de Crateús. Conexão ComCiência, 3(1). Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8155

Edição

Seção

Relato de experiência