USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA:
Competindo nas voçorocas de Cacequi (RS)
DOI:
https://doi.org/10.52521/geouece.v14i26.14156Palavras-chave:
Ensino colaborativo, Erosão, geomorfologia, Metodologias Inovadoras, aprendizadoResumo
O ensino de Geografia Física, por vezes, é trabalhado de forma superficial ou somente com abordagens teóricas, sem usar metodologias que engajam o estudante. Nesse sentido, este artigo objetiva criar e aplicar uma sequência didática envolvendo os processos erosivos de Cacequi (RS), tendo os jogos como métodos de revisão. Participaram das atividades, 66 alunos do sétimo ano, de uma escola localizada em Cacequi (RS). Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em: (i) sensibilização teórica e espacial com uso de geotecnologias; (ii) trabalho de campo; e (iii) aplicação de jogos. Quanto aos resultados, os alunos demonstraram conhecimento prévio de Geografia física e se engajaram ao usar as geotecnologias para observar aspectos de relevo, uso e cobertura da terra e hidrografia do município. No trabalho de campo, esclareceram diversas dúvidas, principalmente em relação aos solos arenosos de Cacequi (RS) e o papel da vegetação na contenção da erosão. No que diz respeito aos jogos, os alunos se motivaram em todos, trabalhando em equipe para revisar o conteúdo. Apresentaram algumas dúvidas quanto a conceitos da Geomorfologia, contudo, acertaram a maioria das perguntas envolvendo aspectos físicos do município. Diante do exposto, a sequência didática contribuiu para fomentar o ensino de Geografia física no município de Cacequi (RS).
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