A centralidade de Juazeiro do Norte/CE: Um estudo a partir do Cariri Garden Shopping

Autores

  • Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Cariri Garden Shopping, Juazeiro do Norte, Produção do espaço

Resumo

Este artigo realiza uma abordagem pertinente a produção do espaço em Juazeiro do Norte/CE, a partir da centralidade desencadeada pelo Cariri Garden Shopping. Assim, entende-se que este centro comercial exerça uma forte influência no que concerne à dinâmica de atividades e fluxos da cidade, atraindo investidores e consumidores da região do Cariri cearense e adjacências, uma vez que estão sendo instalados outros empreendimentos nos arredores do shopping, e isso tem contribuído para a expansão da malha urbana local. Para a construção da pesquisa, foi perpassado por duas etapas centrais: levantamentos bibliográficos e empíricos. Mediante a esses procedimentos, constatou-se efetivamente que essa expansão urbana tem concretizado Juazeiro do Norte como um importante polo comercial do estado do Ceará. Dessa forma, é possível ser viabilizado uma reflexão no tocante ao papel exercido por essa centralidade, uma vez que a atividade diagnosticada nesse recorte espacial é um importante aspecto que auxilia na compreensão da produção do espaço desse município.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícero Antonio Jatanael da Silva Tavares, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Regional do Cariri (URCA).

Referências

CARIRI GARDEN SHOPPING. Juazeiro do Norte. 2021. Disponível em: <https://caririgardenshopping.com.br/o-shopping/> Acesso em: 04/02/2021.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo/SP: Ática, 1989.

CORRÊA R. L. Sobre Agentes Sociais, Escala e Produção do Espaço: Um texto para discussão. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri; SOUZA, Marcelo Lopes de; SPOSITO, Maria Encarnação Beltrão (orgs.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo/SP: Contexto, 2013. p. 41-51.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo/SP: Editora Atlas, 2008.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro/RJ, 2011. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama> Acesso em: 03/02/2021.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo/SP: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Lucimara Albieri de. Centralidade e centro urbano: uma proposição conceitual e analítica para Palmas-TO. Palmas/TO: EDUFT, 2020.

SOUZA, Marcelo Lopes de. ABC do desenvolvimento urbano. Rio de Janeiro/RJ: Bertrand Brasil, 2003.

QUEIROZ, Ivan da Silva. A Metrópole do Cariri: institucionalização no âmbito estadual e a dinâmica urbano-regional da aglomeração do Crajubar/CE. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Urbano – MDU) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano. Universidade Federal do Pernambuco, Recife/PE, 2013, 203 f.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

DA SILVA TAVARES, C. A. J. A centralidade de Juazeiro do Norte/CE: Um estudo a partir do Cariri Garden Shopping. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 10, n. 19, p. e202110, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/5318. Acesso em: 8 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos