MEMÓRIA DA CIDADE: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NA PRODUÇÃO ESPACIAL DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO HISTÓRICO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE

Autores

  • Paulo Wendell Alves de Oliveira

Palavras-chave:

Memória da cidade, Espaço urbano, Produção espacial, Oralidade

Resumo

A memória da cidade diz respeito ao estoque de lembranças materializadas no espaço ou nos registros documentais de uma determinada cidade que são aliadas as memórias coletivas dos grupos sociais que vivenciaram o passado da cidade e que vivenciam o presente. A pesquisa que se segue busca dar uma contribuição ao estudo desta temática, tendo como campo de análise a cidade de Juazeiro do Norte, partindo do recorte do seu núcleo de formação histórico. Desenvolve-se uma análise de campo e documental que visa produzir uma leitura sobre a história do urbano e a história da cidade, dialogando de forma sincrônica e diacrônica com a história do lugar, desta forma busca-se empiricizar o tempo e desenvolver uma leitura que vá além da mera descrição da morfologia urbana da cidade em diferentes períodos. Entender os processos que se apresentam na formação e na reconstrução dessa mesma paisagem são essenciais para a compreensão da memória da cidade. Desta forma, desenvolve-se uma síntese da formação territorial de Juazeiro do Norte no contexto da produção espacial do Cariri Cearense, evoluindo na escala temporal apresentando os fatores presentes na formação e na transformação da paisagem urbana no núcleo de formação histórico da cidade. Pode ser observado que Juazeiro do Norte, apesar de ser uma cidade que data apenas de seu primeiro centenário de emancipação política, vem sofrendo constantemente transformações na sua morfologia urbana, perdendo marcos histórico do passado, hoje preservados apenas em instituições da memória e nas lembranças dos velhos que vivenciaram os diferentes períodos pelo qual passou a cidade. Portanto, desenvolve-se uma interpretação destas memórias, colhidas a partir de entrevistas orais com quatro memorialistas que apresentam em suas lembranças a paisagem, hoje não mais existente em Juazeiro do Norte. Concluímos que a memória coletiva conciliada a um estudo que recupere a história do urbano, a história da cidade, dialogando com a história do lugar, permiti recuperar aspectos urbanos do passado e chegar a uma compreensão da paisagem urbana do presente. Esta é a contribuição que a memória da cidade tem a oferecer aos estudos de geografia urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

ALVES DE OLIVEIRA , P. W. . MEMÓRIA DA CIDADE: TRANSFORMAÇÕES E PERMANÊNCIAS NA PRODUÇÃO ESPACIAL DO NÚCLEO DE FORMAÇÃO HISTÓRICO DA CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE – CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 326–327, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7001. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO