Concepções de Estágio:
encontro com a docência e a prática
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16742Palavras-chave:
Estágio; Formação docente; Prática pedagógica.Resumo
Este estudo qualitativo teve como objetivo investigar as concepções atribuídas ao Estágio Curricular Supervisionado (ECS) na formação inicial de professores de Ciências Biológicas, focando na organização prevista no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas concepções dos sujeitos diretamente envolvidos em sua implementação, como estagiários e docentes supervisores. O ECS é reconhecido no PPC como componente formativo essencial que articula teoria e prática, por meio de etapas integradas de observação e regência, a fim de viabilizar uma aproximação gradual do futuro professor com o cotidiano escolar. As concepções evidenciadas pelos participantes revelam, por sua vez, três perspectivas predominantes: o estágio como momento de encontro com a docência; como espaço de aplicação dos saberes teóricos; e como práxis reflexiva. Sobretudo, os dados indicam que o ECS é um campo de disputas simbólicas, marcado por diferentes modelos formativos, reforçando a necessidade de ações formativas mais intencionais, dialógicas e colaborativas durante sua execução.
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