Hegemonia em verbete

investida sobre os cadernos especiais nº 12 (1932) e nº 22 (1934) de Antonio Gramsci

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9984

Parole chiave:

Gramsci, Maquiavel, Intelectuais, Princípio educativo, Americanismo e fordismo

Abstract

O artigo objetiva investigar a apropriação da metátfora maquiaveliana (a marca de Maquiavel) no entorno dos Cadernos do Cárcere nº 12, a partir dos temas intelectuais e o princípio educativo, e nº 22, a partir do tema americanismo e fordismo. Se fragmenta em três distintas seções. Uma primeira dedicada à apresentação da relação entre a marca de Maquiavel e o conceito de hegemonia na produção gramsciana. Uma segunda que se detém ao caráter filológico (datações, coincidências entre o tempo histórico da apropriação da marca de Maquiavel por parte de Gramsci e tempo histórico da produção dos Cadernos nº 12 e nº 22). E uma terceira que trata da investigação da categoria hegemonia no entorno dos referidos Cadernos.

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Biografia autore

Júlio César Apolinário Maia, Universidade Estadual de Goiás, UEG

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Goiânia ESEFFEGO (UEG-ESEFFEGO). Especializações em Docência com ênfases na Educação Profissional e na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Câmpus Arcos (IFMG-Arcos). Mestrado em Educação, vinculado à linha de pesquisa Formação Humana e Fundamentos da Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (UFG-REJ) e Doutorado (em andamento) em Educação, vinculado à linha de pesquisa Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). É professor na Unidade Universitária de Itumbiara da Universidade Estadual de Goiás (UEG-UnU Itumbiara) e integra os seguintes grupos de estudo e/ou pesquisa: Corpo e Mente - Grupo de Pesquisa sobre Formação e Intervenção Profissional em Educação Física (UEG); Germinal - Sociedade, Cultura e Formação Humana (Universidade Federal de Jataí [UFJ]); Gramsci e Educação (Universidade Federal Fluminense [UFF]) e; Ler Gramsci para Pensar a Política e a Educação (LeGramPE) (UFG).

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Pubblicato

2023-01-03

Come citare

MAIA, J. C. A. Hegemonia em verbete: investida sobre os cadernos especiais nº 12 (1932) e nº 22 (1934) de Antonio Gramsci. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9984. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9984. Acesso em: 22 lug. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo