Pressupostos ontológicos do Ser educador

contribuições da formação contra-hegemônica para a emancipação humana

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9797

Parole chiave:

Ser educador, Ontologia, Emancipação Humana, Formação Contra-Hegemônica

Abstract

Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos pressupostos do fazer educacional que caracterizam ontologicamente o Ser que educa numa perspectiva da formação contra-hegenômica para a emancipação humana. Parte das categorias trabalho, como atividade que manifesta a essência do humano e fundante do ser social; a docência, enquanto aspecto da atuação profissional e que se constitui objetivamente na formação humana; e, a práxis educativa, como sendo a expressão consciente da relação teoria-prática. As análises, dada o contexto das relações sociais de produção capitalista, partiram de interpretações fundamentadas na abordagem marxista de educação, tendo o materialismo histórico e dialético como método de estudo no qual apontou que: 1) o Ser que se revela no educador é resultado da práxis contra-hegemônica; e, 2) a formação humana está na essencialidade do ato de educar.

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Biografie autore

Sávio Silva Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Laureato in Pedagogia, Postgraduate in University Teaching (Latu Senso), entrambi presso l'Università Statale di Bahia (UNEB) e Postgraduate in Territoriality and Sustainable Development from the prospettiva di Solidary Economy (Latu Senso) da Faculdade Irecê (FAI) in collaborazione con il Collegiate of Territorial Development of Irecê (CODETER). È membro di GENTTES: Management Research Group, Educational Policies, Solidarity Economy, Labour and Social Technologies, collegato all'Università statale di Bahia (UNEB).

Antonio Marcondes dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará. Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará, UFC. Mestre em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará. Colaborador nos grupos de pesquisa GPOSSHE - Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana, UECE - e GEM - Grupo de Estudos Marxistas, UFC.

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Pubblicato

2023-01-03

Come citare

VASCONCELOS, S. S.; PEREIRA, A. M. dos S. Pressupostos ontológicos do Ser educador: contribuições da formação contra-hegemônica para a emancipação humana. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9797. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9797. Acesso em: 22 lug. 2024.

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Fluxo Contínuo