Pressupostos ontológicos do Ser educador
contribuições da formação contra-hegemônica para a emancipação humana
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i1.9797Parole chiave:
Ser educador, Ontologia, Emancipação Humana, Formação Contra-HegemônicaAbstract
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns dos pressupostos do fazer educacional que caracterizam ontologicamente o Ser que educa numa perspectiva da formação contra-hegenômica para a emancipação humana. Parte das categorias trabalho, como atividade que manifesta a essência do humano e fundante do ser social; a docência, enquanto aspecto da atuação profissional e que se constitui objetivamente na formação humana; e, a práxis educativa, como sendo a expressão consciente da relação teoria-prática. As análises, dada o contexto das relações sociais de produção capitalista, partiram de interpretações fundamentadas na abordagem marxista de educação, tendo o materialismo histórico e dialético como método de estudo no qual apontou que: 1) o Ser que se revela no educador é resultado da práxis contra-hegemônica; e, 2) a formação humana está na essencialidade do ato de educar.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ABBAGNAMO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. 2ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
ARNONI, Maria Eliza Brefere, OLIVEIRA, Edison Moreira de, ALMEIDA, José Luís Vieira de. Mediação Dialética na Educação Escolar: teoria e prática. São Paulo: Edições Loyola. 2007a. p. 119-171
BOBBIO, Noberto. Dicionário de Política. Trad. Carmen C, Varriale et ai.; coord. Trad. João Ferreira. Brasília: editora Universidade de Brasília, 1998.
BOTTOMORE, Tom (Org). Dicionário do Pensamento Marxista. Trad. de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. Trad. Álvaro Lorencini. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
FEDOSSEIEV, P. N. Karl Marx: biografia. Lisboa: Avante!, 1983.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 1997.
RUSS, Jacqueline. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Editora Scipione, 1994.
LUKÁCS, György, Para uma ontologia do ser social I. Trad. Carlos Nelson Coutinho, Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2012.
LUKÁCS, György, Para uma ontologia do ser social II. Trad. Nélio Schneider, Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Trad. Newton Ramos Oliveira. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 1996.
MARX, Karl. Contribuição à Crítica da economia política. Trad. Florestan Fernandes. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
_________. Manuscritos econômico-filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Editora Boitempo, 2004.
_________. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2017.
_________. Sobre a questão judaica. Trad. Nélio Schneider, Daniel Bensaïd, Wanda Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2010.
_________. Crítica da filosofia do direito de Hegel. Trad. De Rubens Enderle e Leonardo de Deus. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX. Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846) Trad. Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.
OLIVEIRA, Maria Suzie de. Algumas considerações sobre educação concebida por Karl Marx. Revista Educere et Educare Vol. 4, nº 8, jul./dez. 2009, pp. 199-212.
RANIERI, Jesus. A câmara escura: alienação e estranhamento em Marx. 1ª ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.
SANTOS NETO, Arthur Bispo. Trabalho e tempo de trabalho na perspectiva marxiana. São Paulo: Instituto Lukács, 2013.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: História e Teoria. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.
__________. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 18ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
__________. Os desafios da educação pública na sociedade de classes. In: ORSO, Paulino José (Org.). Educação, sociedade de classes e reformas universitárias. Campinas, SP: Autores Associados, 2007.
__________. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 9ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
TONET, Ivo. Método científico: uma abordagem ontológica. 2. ed. Maceió: Coletivo Veredas, 2018.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da Práxis. Trad. Maria Encarnacíon Moya. Buenos Aires: Consejo Latino americano de Ciências Sociales – CLACSO: Expressão Popular, Brasil, 2007.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Taccuini GPOSSHE
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.