Ensino de História
análise de documentos orientadores da prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9215Parole chiave:
Disciplina de História, Documentos Oficiais, Prática Pedagógica, Ensino de História, CurrículoAbstract
O presente trabalho tem como objetivo investigar como o ensino de História está situado nos documentos oficiais, a fim de compreender as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica desta disciplina na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa documental, em que as fontes de análise foram: o Currículo Básico do Paraná (1990) e as Diretrizes Curriculares do Paraná: História (2008). Nesse movimento analítico, foi obtido como resultado que o primeiro documento é oriundo de um processo de democratização do país posterior às imposições da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), logo o documento fomenta pressupostos da cidadania e dos movimentos sociais, que tentam buscar uma prática educativa emancipatória. Por outro lado, nas Diretrizes, notou-se uma concepção pedagógica voltada para a lógica do capital e o ensino de História enquanto uma disciplina de um cunho pulverizado e subjetivista.
Metriche
Riferimenti bibliografici
BARRETO, Elba. Siqueira. Sá. Tendências recentes do currículo do ensino fundamental no Brasil. In: ________. (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras (pp. 5-42). Campinas: Autores Associados, p. 5-42, 2000.
BATISTA, Roberto. Leme. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
BITTENCOURT, C. M. F. Propostas curriculares de História: continuidade e transformações. IN: Circe. Maria. Fernandes. Bittencourt (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, P. 127-161, 2000.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/downloadtexto/ue000009.pdf
EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: Ronaldo. Marcos. Lima. Araújo; Doriedson. S. Rodrigues. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas-SP: Alínea, v. 1, p. 52-71, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & sociedade, v. 24, n. 82, 2003. https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/abstract/?lang=pt. Acesso em 21 out. 2017.
ORSO, Paulino. Jose.; TONIDANDEL, Sandra. A pedagogia histórico-crítica e o currículo básico para a escola pública do Paraná–1990: do mito à realidade. Germinal: Marxismo e Educação em debate, v. 5, n.2, p. 144-158, 2013. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9706. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9706. Acesso em: 18 out. 2017.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: História. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico Para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba, Paraná, 1990.
SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.
YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de pesquisa, v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2707. Acesso em: 21 nov. 2017.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.