Ensino de História

análise de documentos orientadores da prática pedagógica

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9215

Parole chiave:

Disciplina de História, Documentos Oficiais, Prática Pedagógica, Ensino de História, Currículo

Abstract

O presente trabalho tem como objetivo investigar como o ensino de História está situado nos documentos oficiais, a fim de compreender as orientações teórico-metodológicas para a prática pedagógica desta disciplina na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa documental, em que as fontes de análise foram: o Currículo Básico do Paraná (1990) e as Diretrizes Curriculares do Paraná: História (2008). Nesse movimento analítico, foi obtido como resultado que o primeiro documento é oriundo de um processo de democratização do país posterior às imposições da Ditadura Civil-Militar (1964-1985), logo o documento fomenta pressupostos da cidadania e dos movimentos sociais, que tentam buscar uma prática educativa emancipatória. Por outro lado, nas Diretrizes, notou-se uma concepção pedagógica voltada para a lógica do capital e o ensino de História enquanto uma disciplina de um cunho pulverizado e subjetivista.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Bruno Henrique de Santana, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Paraná (2014). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PPE-UEM). Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História. Tem interesse nos seguintes temas: ensino de história, teoria e metodologia da história, história da educação, anarquismos e estudos foucaultianos.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá, UEM

Professora visitante do Programa de de Pós-Graduação em Educação Científica e Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (PPGECID/UFRB) e Professora permanente do Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual de Maringá (PPE/UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP).

Riferimenti bibliografici

BARRETO, Elba. Siqueira. Sá. Tendências recentes do currículo do ensino fundamental no Brasil. In: ________. (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras (pp. 5-42). Campinas: Autores Associados, p. 5-42, 2000.

BATISTA, Roberto. Leme. A ideologia da nova educação profissional no contexto da reestruturação produtiva. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

BITTENCOURT, C. M. F. Propostas curriculares de História: continuidade e transformações. IN: Circe. Maria. Fernandes. Bittencourt (Org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, P. 127-161, 2000.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/downloadtexto/ue000009.pdf

EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: Ronaldo. Marcos. Lima. Araújo; Doriedson. S. Rodrigues. (Orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas-SP: Alínea, v. 1, p. 52-71, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio.; CIAVATTA, Maria. Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado. Educação & sociedade, v. 24, n. 82, 2003. https://doi.org/10.1590/S0101-73302003000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/fwBNt6pKWJKTdYrCkxHjPdQ/abstract/?lang=pt. Acesso em 21 out. 2017.

ORSO, Paulino. Jose.; TONIDANDEL, Sandra. A pedagogia histórico-crítica e o currículo básico para a escola pública do Paraná–1990: do mito à realidade. Germinal: Marxismo e Educação em debate, v. 5, n.2, p. 144-158, 2013. https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9706. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9706. Acesso em: 18 out. 2017.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: História. Curitiba: Secretaria de Estado da Educação do Paraná, 2008.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Básico Para a Escola Pública do Estado do Paraná. Curitiba, Paraná, 1990.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

YOUNG, Michael. Teoria do currículo: o que é e por que é importante. Cadernos de pesquisa, v. 44, n. 151, p. 190-202, 2014. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2707. Acesso em: 21 nov. 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-10-19

Come citare

HENRIQUE DE SANTANA, B. .; MORAES, S. P. G. de. Ensino de História: análise de documentos orientadores da prática pedagógica. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9215. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9215. Acesso em: 22 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo