Memória e História no ensino de Inglês

depoimentos de uma professora

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9207

Parole chiave:

Memórias, Professora, Língua Estrangeira, Ensino de Inglês

Abstract

Este estudo é parte constituinte de uma dissertação de mestrado que versa sobre as memórias da professora Nilza Fernandes de Souza expondo as dificuldades no ensino de língua estrangeira na década de 1960, tecendo um paralelo com a atualidade. Demonstra-se que o processo de aprendizagem de Inglês é um procedimento difícil e moroso no Brasil pelo fato de não haver políticas públicas de incentivo ao conhecimento de uma língua estrangeira no país. Esse descaso do poder público reflete-se com maior veemência em crianças, jovens e adultos de baixa renda pela falta de oportunidades, acentuando as desigualdades sociais. O estudo se justifica pela importância e maior exigência do conhecimento de Inglês no atual cenário mundial globalizado e também pelas dificuldades de acesso para o domínio e uso desta língua estrangeira pelos brasileiros, adversidade que se apresenta ao longo da história da educação do país sem que haja mudanças significativas neste cenário. Trata-se, na verdade, de mais um processo de exclusão social, de discriminação das classes socioeconômicas mais baixas que não tem acesso às escolas de idiomas por não poderem pagar por elas.

 

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Thais Jussara de Oliveira Guedes Isidro , Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutoranda em Educação - Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestra em Educação (UFPB), Psicopedagoga (FIP0, Pedagoga (MAGSUL). Atua como Orientadora Escolar e Professora do Ensino Fundamental e Superior.

Charliton José dos Santos Machado , Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, lotado no Departamento de Metodologia da Educação - DME no Centro de Educação/CE. Investigador Convidado do Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve/Portugal (https://cead.ualg.pt/site/investigadores-convidados/). Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Portugal (2021).

Riferimenti bibliografici

ALBERTI, Verena. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro, 1990. Editora da Fundação Getúlio Vargas. In: Alberti, Verena. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/869.pdf Acesso em: 02/09/2017.

ANDRADE, Willame Silva de. O ensino de língua portuguesa: [manuscrito] : discussões e perspectivas. Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Humanidades, 2015. Disponível em: http://dspace.bc.uepb. edu.br/jspui/bitstream/ 123456789/11435/ 1/PDF%20%20Willame%20Silva%20de%20Andrade.pdf Acesso em: 21/02/2018.

ISIDRO, Thais Jussara de Oliveira Guedes. Nilza Fernandes de Souza: tessituras de memórias de uma educadora de Mamanguape-PB (1954-1985). Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba – UFPB, João Pessoa/PB, 2018, 185fl.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, ano XXX, n. 3 (63), p. 413-438, set./dez. 2007.

NÓVOA, António. (Org.). Profissão professor. Porto: Porto, 1995. p. 13-34. In: LOPES, Claudivan Sanches. Formação e profissionalização da docência. Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia Florianópolis, v. 1, n. 2, out. 2014. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://incubadora.periodicos.ufsc.br Acesso em: 22/05/2016.

SOUZA, Nilza Fernandes de. Entrevista. Mamanguape, 31 outubro 2017.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-10-20

Come citare

ISIDRO , . . T. J. de O. G. .; MACHADO , C. J. dos S. Memória e História no ensino de Inglês: depoimentos de uma professora. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9207. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9207. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos