Breve relato histórico do coordenador pedagógico e seus relacionamentos interpessoais na escola

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9205

Parole chiave:

Coordenador Pedagógico, Desenvolvimento, Relações, Escola

Abstract

Falaremos neste trabalho sobre o coordenador pedagógico. Traçando para isso um paralelo entre a sua reta histórica, desde o período Jesuíta, até a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e as necessidades de interação interpessoais que estão atreladas ao cargo. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura, amparada para isso em inúmeros autores, que vão um a um nos mostrando como foi a evolução e a consolidação enquanto profissional indiscutível dentro do ambiente escolar, uma vez que este é o servidor que mais se relaciona com os diversos grupos que compõem o ambiente escolar, tentando sempre aparar as arestas que por ventura possam surgir de tais interações, para que assim o clima escolar fique propício para a aprendizagem.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

João Ananias de Sousa Marques, University Educaler

Possui graduação em Educação Física na Estácio FIC, e em Administração de Empresa na ULBRA. Especialista em Gestão em Saúde e Gestão Pedagógica na Educação Básica ambas pela UECE. Mestrando do curso de Ciências da Educação da University Educaler.

Maria Inês Mendes dos Santos , Word University Ecumenical

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2001). Atualmente é professora da educação básica da Prefeitura Municipal de Caucaia. Tem experiência na área de Educação. Mestranda do curso de Ciências da Educação da World University Ecumenical.

Flávia Rodrigues de Almeida Sampaio , Word University Ecumenical

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2004). Atualmente é professora da educação básica da Prefeitura Municipal de Caucaia. É mestranda do curso de ciências da educação da Word University Ecumenical- WUE.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Lei 9394/96: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: < www.planalto.gov.br >. Acesso em: 1 ago. 2022.

BRASIL. Lei 4.024 de 20 de dezembro de 1961: Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF. 1961. Disponível em:<http://www6.senado.g ov.br/ legislação/ListaTextoIntegral.action?id=75529.htm>. Acesso em: 5 ago. 2022.

BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.Disponível em: Acesso em: 03 de out.2022.

CARDOZO, Carolina Garcia. SILVA, Leticia Oliveira. A Importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Interbio, v.8 n.2, jul./dez. 2014.

GIACAGLIA, L. R. A.; PENTEADO, W. M.A. Orientação educacional na prática: princípios, histórico, legislação, técnicas, instrumentos. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

GRINSPUN, Mirian P. S. Zippin. A Orientação Educacional: Conflito de paradigmas e alternativas para a Escola. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

HORTA, Patrícia Rossi Torralba. Identidades em jogo: o duplo mal-estar das professoras e das coordenadoras pedagógicas do ensino fundamental I na constante construção dos seus papéis. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MASSUCATO, Muriele. Qual o papel do coordenador nas relações interpessoais? Disponível em: <https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1257/qu al-o-papel-do-coordenador-nas-relações-interpessoais>. Acesso em: 6 de ago. 2022.

PIRES, Ennia Débora Passos Braga. A prática do coordenador pedagógico: limites e perspectivas. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

SILVA, Ana Paula dos Santos e. A coordenação pedagógica no contexto da realidade escolar brasileira. 2013. 58 f. Trabalho de conclusão de curso (especialização coordenação escolar) – Universidade de Brasília Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Brasília, 2013.

VENAS, R. F. A transformação da coordenação pedagógica ao longo das décadas de 1980 e 1990. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos […]. São Cristóvão, SE: EDUCON, set. 2012. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2022.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-10-19

Come citare

MARQUES, J. A. de S. .; SANTOS , M. I. M. dos .; SAMPAIO , F. R. de A. Breve relato histórico do coordenador pedagógico e seus relacionamentos interpessoais na escola. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9205. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9205. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos