O Governo Juscelino Kubitschek e a Educação (1956-1961)
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9181Parole chiave:
Governo JK, História, Educação IndustrialAbstract
A pesquisa tem como objetivo central analisar as metas do plano do Governo Juscelino Kubitschek (1956-1961) para a educação. Trata-se de uma pesquisa histórica a partir da contribuição de Rüsen (2015). O corpus documental é composto por mensagens presidenciais; as entrevistas concedidas pelo Presidente JK para a Fundação Getúlio Vargas e registros em jornais. Constatou-se que embora o setor educacional tenha sido uma das cinco áreas do setor de investimento do Plano de Governo JK, a educação sempre esteve no limbo, ao considerar que recebeu 3,4% de investimento para esta área. A gestão do governo JK considerou como prioridade o processo de industrialização e o crescimento do país de forma acelerada partindo do ideário dos “50 anos em 5”, slogan do seu governo, e a educação foi então um meio para que tal meta fosse alcançada. O processo de formação educacional, desse modo, esteve totalmente atrelado ao viés econômico.
Metriche
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Mensagem ao Congresso Nacional remetida pelo Presidente da República por ocasião da abertura da sessão legislativa de 1956. Rio de Janeiro. 1956.
BRASIL. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Mensagem ao Congresso Nacional remetida pelo Presidente da República na abertura da sessão legislativa de 1957. Rio de Janeiro. Library of de Department of state. 1957.
BRASIL. Juscelino Kubitschek de Oliveira. Mensagem ao Congresso Nacional remetida pelo Presidente da República na abertura da sessão legislativa de 1959. Rio de Janeiro. Library of de Department of state. 1959.
BRASIL. Programa de metas do presidente Juscelino Kubitschek: Estado do plano de desenvolvimento econômico em 30 de junho de 1958. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1958.
BRASIL. Programa de metas do presidente Juscelino Kubitschek: Estado do plano de desenvolvimento econômico em 31 de dezembro de 1958. Rio de Janeiro: Presidência da República, 1959.
CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.
FALCÃO, Luciane Quintanilha; CUNHA, Luiz Antônio. Ideologia, política e educação: a CBAI (1946/1962). Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n. 7, p. 149-176, 2009.
FARO, Clóvis; SILVA, Salomão L. Quadros. A década de 1950 e o Programa de Metas. In: O Brasil de JK. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 67-106.
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Juscelino Kubitschek de Oliveira [verbete]. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/juscelino-kubitschek-de-oliveira. Acesso em: 25 maio 2022
FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS. Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil. Programa de Metas [verbete]. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: http://www.fgv.br/Cpdoc/Acervo/dicionarios/verbete-tematico/programa-de-metas#:~:text=Pode%2Dse%20atribuir%20ao%20conceito,do%20total%20de%20investimento%20inicialmente Acesso em: 01 jun 2022.
GOMES, Angela de Castro. Qual a cor dos anos dourados? In: Gomes, Angela de Castro (Org.). O Brasil de JK. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 9-20.
KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. Capitalismo, Trabalho e Educação, v. 3, p. 77-96, 2002.
MEDEIROS NETA, Olívia Morais; CIAVATTA, Maria. Fontes para a história da educação profissional: boletim da CBAI [recurso eletrônico]. João Pessoa: Ideia, 2020.
MOURA, Gerson. Avanços e recuos: a política exterior de JK. In: Gomes, Angela de Castro (Org.). O Brasil de JK. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002. p. 39-66.
MUELLER, Rafael Rodrigues. A Relação Histórica entre Trabalho e Educação: O Caso do Training Within Industry (TWI) e a Reestruturação Produtiva. Diálogos-Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, v. 16, n. 1, p. 257-280, 2012.
OLIVEIRA, Jucelino Kubitschek. Jucelino Kubitschek II (depoimento, 1976). Rio de Janeiro: CPDOC, 1979. 77p.
RÜSEN, Jörn. A teoria da história: uma teoria da história como ciência. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.