Luckács e a literatura como mediação ontológica do ser social
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7495Parole chiave:
Literatura, Formação humana, EstéticaAbstract
A proposta do artigo consiste em apresentar o resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o uso da literatura como mediação para uma formação humana partindo da contribuição do método lukacsiano que, baseado no materialismo histórico dialético, compreende a arte como um processo histórico resultante do mundo dos homens. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental ancorando-se inicialmente nas contribuições de Lukács, Marx, Saviani e Mészáros. Compreende-se que o ensino da arte, especificamente em se tratando da literatura, deve valorizar sua função social, superando os conceitos de educação artística e de educação a partir da arte, mas não se limitando à arte-educação esvaziada. A relevância do estudo se dá-se pelo fato de que além de abrir portas para um debate sobre o ensino da arte literária, possibilita também a base para estudos posteriores no propósito de investigar sobre essas aproximações iniciais. Palavras-chave: Literatura; Formação humana; Estética de Lukács.
Metriche
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