As contribuições de Georg Lukács para a compreensão da categoria trabalho e os complexos sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7492

Palavras-chave:

Trabalho, Educação, Linguagem

Resumo

O escopo do resumo consiste em analisar, de modo geral, as contribuições teóricas e filosóficas de Lukács para a compreensão do trabalho como categoria fundante do ser social, bem como analisar os complexos sociais da educação e da linguagem que surgiram e desenvolveram-se concomitantes ao trabalho. Nesse sentido, entende-se que esta pesquisa ergue-se mediante algumas indagações: quais as necessidades de compreensão a respeito dos complexos há pouco mencionados? Como o trabalho poderia ser parte fundante do desenvolvimento social desses complexos?.A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, referenciadas em autores marxistas clássicos e contemporâneos, tendo o materialismo histórico dialético como método balizador.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

LUKÁCS, Giörgy. Para uma Ontologia do Ser Social II /György Lukács : tradução de Nélio Schnneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fontes. 1. ed. São Paulo: Boitempo editorial, 2013.

LUKÁCS, György. As bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/bases_ontologicas_pensamento_atividade_homem_lukacs.pdf.

MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Endele. São Paulo: Boitempo, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Como Citar

LAUREANO MACHADO, A.; SILVA DE OLIVEIRA, J. As contribuições de Georg Lukács para a compreensão da categoria trabalho e os complexos sociais . Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7492. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7492. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)