As contribuições de Georg Lukács para a compreensão da categoria trabalho e os complexos sociais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7492

Keywords:

Trabalho, Educação, Linguagem

Abstract

O escopo do resumo consiste em analisar, de modo geral, as contribuições teóricas e filosóficas de Lukács para a compreensão do trabalho como categoria fundante do ser social, bem como analisar os complexos sociais da educação e da linguagem que surgiram e desenvolveram-se concomitantes ao trabalho. Nesse sentido, entende-se que esta pesquisa ergue-se mediante algumas indagações: quais as necessidades de compreensão a respeito dos complexos há pouco mencionados? Como o trabalho poderia ser parte fundante do desenvolvimento social desses complexos?.A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, referenciadas em autores marxistas clássicos e contemporâneos, tendo o materialismo histórico dialético como método balizador.

Metrics

PDF views
210
Dec 28 '21Dec 31 '21Jan 01 '22Jan 04 '22Jan 07 '22Jan 10 '22Jan 13 '22Jan 16 '22Jan 19 '22Jan 22 '224.0
| |

References

LUKÁCS, Giörgy. Para uma Ontologia do Ser Social II /György Lukács : tradução de Nélio Schnneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fontes. 1. ed. São Paulo: Boitempo editorial, 2013.

LUKÁCS, György. As bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem. http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2009/bases_ontologicas_pensamento_atividade_homem_lukacs.pdf.

MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. Livro I. O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Endele. São Paulo: Boitempo, 2011.

Published

2021-12-26

How to Cite

LAUREANO MACHADO, A.; SILVA DE OLIVEIRA, J. As contribuições de Georg Lukács para a compreensão da categoria trabalho e os complexos sociais . GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7492. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7492. Acesso em: 20 may. 2025.

Issue

Section

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia

Most read articles by the same author(s)