Luckács e a literatura como mediação ontológica do ser social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7495

Palavras-chave:

Literatura, Formação humana, Estética

Resumo

A proposta do artigo consiste em apresentar o resultado de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de investigar o uso da literatura como mediação para uma formação humana partindo da contribuição do método lukacsiano que, baseado no materialismo histórico dialético, compreende a arte como um processo histórico resultante do mundo dos homens. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico e documental ancorando-se inicialmente nas contribuições de Lukács, Marx, Saviani e Mészáros. Compreende-se que o ensino da arte, especificamente em se tratando da literatura, deve valorizar sua função social, superando os conceitos de educação artística e de educação a partir da arte, mas não se limitando à arte-educação esvaziada. A relevância do estudo se dá-se pelo fato de que além de abrir portas para um debate sobre o ensino da arte literária, possibilita também a base para estudos posteriores no propósito de investigar sobre essas aproximações iniciais. Palavras-chave: Literatura; Formação humana; Estética de Lukács.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

ALBANO PORTÁCIO, D.; LAUREANO MACHADO, A.; CARMEN SILVA, A. Luckács e a literatura como mediação ontológica do ser social. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7495. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7495. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia